Promulgada no início deste ano pelo prefeito Fernando Haddad, a Lei Municipal 15.962 determina que os pontos de ônibus da cidade exibam informações sobre a frequência e o trajeto das linhas. As principais paradas também deverão conter um mapa dos arredores.
Aprovada em dezembro do ano passado pela Câmara, a lei é de autoria dos vereadores Floriano Pesaro (PSDB), Goulart (PSD), Mara Gabrili (PSDB) e Marta Costa (PSD). Na opinião de Goulart, a medida vai levar a um uso mais racional do sistema pelos usuários.
“O acesso à informação facilita muito a vida do passageiro. Muitas vezes as pessoas pegam um veículo lotado simplesmente porque não sabem que poderiam chegar ao mesmo local em outra linha que não tem tanta demanda, acredita o parlamentar do PSD.
Agora o Executivo tem 60 dias para regulamentar a lei. O texto não estipula um prazo para que o município se adéque às novas regras, mas Goulart acredita que as mudanças podem ser implementadas sem grandes cursos pela empresa encarregada de realizar a troca dos pontos da cidade.
No ano passado a Prefeitura contratou uma empresa para realizar a substituição de 6.500 mil pontos e 10 mil totens indicativos de parada, trabalho que deve ser concluído até 2015.