pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Vera Lúcia da Silva

a população de São Mateus merece uma atenção especial, em relação a saúde, moradia,educação, segurança e lazer que o poder publico faça valer os direitos dessa população

lucy Mendonça

Parabens a comunidade de Sao Mateus,agora vamos aguardar o retorno !!! dos varios pedidos .
Sao Mateus precisa de medicos urgente!!!!!!!.

Marcos Costa

Parabéns a prefeitura que abriu mais esta porta para comunidade local participar. São Mateus, São Rafael e Iguatemi precisa de ter o acesso a arte,cultura e lazer garantido.

Paulo Heleno Cipreste

A população clama pela melhoria da prestação de serviços por parte da prefeitura e suas secretárias, sobretudo no que diz respeito ao atendimento as preocupações dos munícipes. São Mateus está precisando de mais Médicos em suas UB”S.-

Contribuições encerradas.

População de São Mateus reivindica espaços de lazer, equipamentos de saúde e habitação 

11 de abril de 2015 - 13:36

KATIA KAZEDANI
ESPECIAL DE SÃO MATEUS

O auditório do CEU (Centro Educacional Unificado) de São Mateus, zona leste de São Paulo, recebeu neste sábado (11/4) mais de 600 pessoas durante a sessão pública do Câmara no Seu Bairro — programa da Câmara Municipal com o objetivo de aproximar o cidadão dos vereadores. Durante a audiência, a população pediu mais equipamentos de saúde, lazer e habitação para a região.

Acompanhado da esposa, do filho de quatro anos e da mãe, o integrante da Associação dos Moradores da Comunidade Jardim Limoeiro, Vadison Pereira, afirmou que a zona leste é muito carente, principalmente de equipamentos públicos. “Não temos opções de lazer e cultura aqui em São Mateus. Faltam vagas em creches também. Por isso, esperamos que os vereadores nos ajudem a resolver esses problemas”, afirmou.

O morador da região Fábio Rodrigues de Jesus concorda com Pereira e acredita que isso colabora com a criminalidade. “Enquanto ficam discutindo a redução da maioridade penal, deveriam perceber que a falta de esporte e cultura são os principais problemas que levam o jovem para o crime. O problema não é o adolescente, mas sim a falta de políticas”, declarou.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe a redução de idade penal para os 16 anos recebeu parecer favorável nesta semana da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

VERONICA CALIXTO DA SILVA E THIDA FERREIRA-CAMARA NO SEU BAIRRO- SAO MATEUS-11-04-2015-ANDRE BUENO-EDIT-9225-72MIOLO

À partir da esquerda, a representante do Conselho Participativo Verônica Calixto e a coordenadora Thilda Ferreira

Outra necessidade da população de São Mateus – apresentada durante o debate – é a construção de habitações. De acordo com a subprefeitura local, há um déficit de pelo menos 22 mil moradias. “Precisamos de mais casas e também de regularização fundiária”, contou a representante do conselho participativo Verônica Calixto da Silva.

A coordenadora do colegiado, Thida Ferreira, reforçou a necessidade de atenção do poder público com São Mateus. “Falta tudo aqui e por falta de regularização fundiária até mesmo a instalação de novos equipamentos de saúde fica complicada”, revelou. Ela também disse que os equipamentos que têm não funcionam direito. “Precisamos de mais UBS (Unidade Básica de Saúde), mas o que tem deveria pelo menos funcionar direito”, acrescentou.

O secretário de relações governamentais, Alexandre Padilha, adiantou que a regularização fundiária é uma grande preocupação da prefeitura. “O governo tem uma grande missão, juntamente com a população, que é fazer um mutirão para resolver o problema de regularização fundiária em São Mateus. Já fizemos a entrega dos títulos, mas ainda precisamos avançar”.

SUBPREFEITO FABIO SANTOS -CAMARA NO SEU BAIRRO- SAO MATEUS-11-04-2015-ANDRE BUENO-EDIT-9187-72MIOLO (1)

Subprefeito de São Mateus, Fábio Santos

O subprefeito de São Mateus, Fábio Santos da Silva, considerou importante o debate. “O Câmara no Seu Bairro é um projeto importante de diálogo da população com o governo e vamos tentar resolver as demandas trazidas”, declarou.

O presidente da Câmara, vereador Donato (PT), parabenizou a população de São Mateus.” Agradecemos a participação de todos que colaboraram, nos trazendo sugestões e críticas”, disse.

 

SS PLENARIA SAO MATEUS-11-04-15-ANDRE BUENO8818-72ABRE

Vereadores

São Mateus recebeu 22 vereadores para discutir os problemas da região. Para Toninho Vespoli (PSOL), o Câmara no Seu Bairro é uma revolução importante no processo democrático. “Quem decide é o povo brasileiro e para resolver os problemas é necessário ter a população participando diretamente, até mesmo para que se faça uma reforma política”, sinalizou.

Andrea Matarazzo (PSDB) afirmou que a população é quem sabe melhor o que acontece em cada região. “Quem conhece os problemas é quem mora no lugar”, declarou. Para ele, é necessário se pensar mais nas periferias. “A prefeitura precisa estimular a urbanização de favelas”, acrescentou.

O vereador Adolfo Quintas (PSDB) concorda com as demandas apresentadas pela população. “Os equipamentos até existem, mas faltam médicos”, declarou.

Atuante, principalmente na zona leste, a vereadora Juliana Cardoso (PT) parabenizou a sociedade pela participação. “Toda construção de política pública dessa região vem da mobilização da população. Precisamos de uma descentralização das secretarias para dar agilidade nas demandas”, sinalizou. Paulo Fiorilo (PT), falou sobre a importância desse debate. “Esse espaço de diálogo é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população”, declarou.

A senadora Marta Suplicy, que tem acompanhado de perto o Câmara no Seu Bairro, chamou a atenção para a participação dos parlamentares.”Parabenizo o legislativo pela iniciativa de trazer a Câmara junto ao povo, e hoje temos uma presença maciça de vereadores. Agora esperamos que as demandas apresentadas sejam encaminhadas da melhor maneira possível”, disse. ​

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar