pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Portal da Legislação Paulistana da Procuradoria da Câmara é lançado em seminário

Por: DANILO MEIRA - DA REDAÇÃO

29 de novembro de 2019 - 16:30

Categorias

Em seminário realizado na manhã desta sexta-feira (29/11), a Câmara Municipal de São Paulo lançou o Portal da Legislação Paulistana, uma iniciativa da Procuradoria da Câmara. Trata-se de um novo serviço, atualizado diariamente, que reunirá em uma única plataforma digital toda a legislação municipal: Leis, Decretos, Emendas à Lei Orgânica, Resoluções e Atos.

Também foi lançada a edição 2019 da Revista da Procuradoria. A publicação reúne artigos, pareceres e peças judiciais, com temas atuais, referência para Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas do país.

As duas novidades foram o ponto alto do Seminário Legislativo e Judiciário: Questões Atuais, promovido pela Procuradoria da Câmara Municipal e Escola do Parlamento, que contou com debates sobre temas pertinentes ao Direito.

Participaram das mesas os juristas Manoel Gonçalves Ferreira Filho, professor emérito da Universidade de São Paulo; Raul Miguel Freitas Oliveira, professor da USP Ribeirão Preto; Orlando Corrêa da Paixão, Raul Miguel Freitas Oliveira, da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, seção paulista), entre outros especialistas de renome.

Participante do evento, José Luís Minc, procurador-geral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ressaltou a importância de promover discussões desta natureza. “É fundamental realizar este tipo de diálogo, ainda mais em um momento de tanta polarização no país”, disse Minc. O procurador elogiou a iniciativa de criação do Portal da Legislação Paulistana. “A transparência aproxima o cidadão do Poder Legislativo, e isso democratiza o acesso, é muito produtivo”, afirmou.

Presidindo o evento, a procuradora-chefe da Câmara Municipal de São Paulo, Maria Nazaré Lins Barbosa, destacou a importância da inovação que o Portal significa. “É resultado da iniciativa do presidente Eduardo Tuma (PSDB), de aproximar a Câmara Municipal de São Paulo do cidadão paulistano. Conseguiremos apresentar a legislação paulistana de forma acessível à população. Trata-se de um grande passo no caminho da transparência e da melhoria do serviço prestado”, afirmou Maria Nazaré.

Novo portal legislativo

Ao final do evento, foi apresentado oficialmente o Portal da Legislação Paulistana, uma ferramenta que irá concentrar as leis municipais vigentes com suas respectivas atualizações. E ainda a legislação correlata e a tramitação dos textos legais, além de normas da Câmara Municipal, como atos e resoluções atualizados diariamente, conforme a legislação sancionada e publicada no Diário Oficial do Município. Na fase final de produção, o Portal da Legislação Paulistana entrará no ar em breve.

Revista da Procuradoria

Anualmente, desde 2012, a Câmara Municipal de São Paulo lança a Revista da Procuradoria, criada para abordar, por meio de artigos, pareceres e peças judiciais, questões relevantes para a realização dos trabalhos legislativos, sob a perspectiva correta para a defesa de prerrogativas do Poder Legislativo em juízo. A publicação estará disponível em breve no site da Câmara Municipal de São Paulo.

Confira as edições anteriores clicando aqui.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar