A Praça Divina Providência, revitalizada pela Câmara Municipal em 2011, irá receber mais uma intervenção. Trata-se da escultura Vlado Vitorioso, de autoria do artista plástico Elifas Vicente Andreato, cuja doação do projeto ao Parlamento foi anunciada nesta segunda-feira, em reunião da Mesa Diretora.
A obra de arte será uma reprodução em tamanho natural de Vlado, ou Vladimir Herzog, jornalista e militante do Partido Comunista morto durante o regime militar, em 1975. Para o 1º Secretário da Câmara, vereador Ítalo Cardoso (PT), a escultura será uma homenagem mais do que justa a esta pessoa que deu a vida para que nós pudéssemos passar por um processo de redemocratização do país.
A morte de Vladimir Herzog significou um momento importante, quando a sociedade tomou para si a responsabilidade pela mudança do país, disse Cardoso. A missa ecumênica celebrada em memória do jornalista na Praça da Sé reuniu milhares de pessoas, que rejeitaram a versão oficial de que Vlado teria cometido suicídio.
O 1º Secretário da Câmara lembrou que Vladimir Herzog também é o nome da recém-criada Comissão da Verdade do Parlamento paulistano, que investigará no âmbito municipal os crimes cometidos por agentes públicos durante a ditadura.
Sobre a escultura, Ítalo Cardoso disse que Elifas especificou na doação características técnicas da obra, indicando desde quem está apto a executá-la até materiais e técnicas a serem utilizadas. É uma forma de garantir sua preservação, observou.
(18/6/2012 – 13h40)