Na reunião da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher realizada nesta quarta-feira (2/5), além dos projetos e requerimentos em pauta, o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, que pegou fogo no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, também foi discutido entre os parlamentares presentes.
A presidente da Comissão de Saúde, vereadora Patrícia Bezerra (PSDB), se comprometeu em visitar o local para analisar a situação das famílias. “Essas pessoas vão precisar ser alocadas para algum lugar. Como essas pessoas serão acolhidas e a profissionalização destas famílias serão os debates que promoveremos aqui na Casa. Então nós vamos lá para intervir e saber no que a Comissão de Saúde pode contribuir nesse momento de crise”, disse a vereadora.
Dentre os requerimentos aprovados na reunião estava o de autoria da vereadora Sâmia Bonfim (PSOL).O documento solicita a realização de uma Audiência Pública sobre o crescente número de suicídios de jovens e adolescentes em São Paulo.
A parlamentar é autora do Projeto de Lei (PL) 701/2017 que cria o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes. De acordo com a vereadora a intenção da Audiência é também ampliar o debate deste PL junto com a sociedade. “O poder público precisa encarar isso como uma responsabilidade, criando tanto campanhas de prevenção, quanto dando encaminhamento e acolhimento necessário”, disse.
Durante a reunião também foi informada a saída do vereador Gilberto Nascimento (PSC) que se afastará da Câmara Municipal de São Paulo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado. O parlamentar falou sobre este novo desafio fora do Palácio Anchieta. “É uma pasta com muitos desafios. Lá temos os programas Bom Prato, o Leve Leite, têm várias frentes e várias ações sociais que precisamos dar continuidade e, claro, buscando sempre a melhoria, alcançando aqueles que mais precisam”, acrescentou o vereador que se licenciará dos trabalhos Legislativos.