RenattodSousa
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou na manhã desta quarta-feira a diplomação do prefeito eleito da capital, Fernando Haddad (PT), de sua vice, Nádia Campeão (PCdoB), e dos 55 vereadores da próxima legislatura, em cerimônia realizada na Sala São Paulo.
A diplomação é um ato formal que encerra o processo eleitoral. O diploma recebido é um documento indispensável para que o eleito tome posse no seu cargo no dia 1º de janeiro de 2013, em solenidade que ocorrerá a partir das 15h nas dependências da Câmara Municipal.
Em seu discurso, Fernando Haddad destacou a importância de o Executivo e Legislativo trabalharem em harmonia “para oferecer melhor qualidade de vida para a população”. Segundo ele, o interesse coletivo “deve estar acima de tudo”. “E se isso acontecer, teremos muitas transformações positivas para São Paulo”, completou.
Na condição de representante dos vereadores eleitos, Roberto Tripoli (PV) falou sobre o papel da Câmara Municipal. “Vivemos em uma metrópole com mais de 11 milhões de habitantes e os problemas são muitos. O Legislativo é o reflexo da cidade e, nós, vereadores, somos responsáveis por fiscalizar e pensar em soluções”, declarou Tripoli, que foi o parlamentar mais votado na cidade de São Paulo, com 132.313 votos.
Na sequência, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Alceu Penteado Navarro, falou sobre a importância da vigência da Lei da Ficha Limpa. “Temos muito o que comemorar, principalmente porque tivemos uma eleição em que pessoas com práticas ilícitas não puderam concorrer ao cargo político, disse.
Também durante a solenidade, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, responsável pelas eleições na capital, Henrique Harris Junior, parabenizou os diplomados e os lembrou de que foram escolhidos pela população para representá-la e que, portanto, “é de fundamental importância que todos honrem seus mandatos”.
VEREADORES
Dos 55 atuais vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, 33 foram reeleitos para dar continuidade aos seus trabalhos. É o caso do vereador José Américo (PT), que participou da cerimônia de diplomação e comentou sobre temas que pautarão as atividades legislativas no próximo ano. “Será um período para revermos as prioridades de desenvolvimento para a cidade. Precisaremos revisar o Plano Diretor e a Lei de Zoneamento de São Paulo”, disse.
Retornando à Casa, Rubens Wagner Calvo (PMDB) também relevou metas de seus mandatos. “O meu foco será trabalhar com ações de cunho social”, adiantou.
Eleito pela primeira vez, Ota (PSB) falou sobre suas expectativas na Câmara Municipal. “Estou feliz e pretendo desenvolver muitas ações para beneficiar a população de São Paulo”, disse.
Sobre a transição de governo, o vereador Donato (PT) afirmou que o processo está acontecendo com “harmonia”. “Os diálogos começaram e, claro, as divergências sempre existirão, mas o que prevalecerá serão as convergências para a criação de boas propostas para a cidade”, explicou.
Confira abaixo a lista dos 55 vereadores eleitos na capital paulista:
PT
Donato
Juliana Cardoso
Senival Moura
Nabil Bonduki
Alfredinho
José Américo
Arselino Tatto
Jair Tatto
Vava dos Transportes
Reis
Paulo Fiorilo
PSDB
Andrea Matarazzo
Coronel Telhada
Mario Covas Neto
Floriano Pesaro
Claudinho
Patricia Bezerra
Gilson Barreto
Aurélio Nomura
Eduardo Tuma
PSD
Goulart
Marco Aurelio Cunha
Souza Santos
Edir Sales
Marta Costa
David Soares
Police Neto
PV
Roberto Tripoli
Dalton Silvano
Ricardo Teixeira
Gilberto Natalini
PTB
Celso Jatene
Adilson Amadeu
Conte Lopes
Paulo Frange
PMDB
Ricardo Nunes
George Hato
Dr. Calvo
Nelo Rodolfo
PR
Antonio Carlos Rodrigues
Toninho Paiva
Aurelio Miguel
PSB
Ota
Eliseu Gabriel
Noemi Nonato
PPS
Ricardo Young
Ari Friedenbach
DEM
Milton Leite
Sandra Tadeu
PRB
Jean Madeira
Atilio Francisco
PHS
Laércio Benko
PSOL
Toninho Vespoli
PCdoB
Netinho De Paula
PP
Pastor Edemilson Chaves
(19/12/2012 – 17h20)