Dia 1º de janeiro, a partir das 15h, a Câmara Municipal de São Paulo promove a Sessão Solene para a posse do prefeito reeleito, Ricardo Nunes (MDB), do vice-prefeito, Ricardo Mello Araújo (PL), e dos 55 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). A cerimônia será realizada no Plenário 1º de Maio, no Palácio Anchieta, sede do Legislativo paulistano.
De acordo com o Regimento Interno, os trabalhos serão presididos pelo vereador mais idoso entre os presentes, neste caso, o vereador Eliseu Gabriel (PSB), e secretariados pela vereadora Sandra Santana (MDB).
Para o parlamentar que não for empossado em 1° de janeiro, o regulamento da Casa permite que o vereador tome posse no prazo de 15 dias, desde que o motivo seja considerado justo e aceito pela Câmara de São Paulo.
Logo depois da posse do prefeito, a sessão continuará para que haja a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo, que administrará a Casa em 2025. Compõem o colegiado o presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e o corregedor-geral.
Transmissão
A Rede Câmara SP fará uma cobertura especial da Sessão Solene com a posse dos vereadores, do prefeito e do vice, além da eleição da nova Mesa Diretora. Acompanhe pelo Portal da Câmara, pelo link Plenário 1º de Maio, redes sociais como o canal Câmara São Paulo no YouTube e pelo canal 8.3 da TV aberta digital.
Composição
A 19º legislatura da Câmara Municipal de São Paulo, eleita no último mês de outubro, cresceu em número de mulheres e vereadores que se declaram negros em relação a atual legislatura, ainda que sejam minoria em comparação ao total eleito. O perfil majoritário dos parlamentares que serão empossados em 2025 é masculino, branco, na faixa etária dos 50 anos e com ensino superior completo.
Dos 55 vereadores da próxima legislatura, 35 foram reeleitos (63,7%) e 20 são novos (36,3%). A sigla com maior bancada, mantendo o número anterior, é o PT (Partido dos Trabalhadores) com oito cadeiras, seguido pelo MDB, PL e UNIÃO com sete cadeiras cada.
O PSOL se manteve estável com o mesmo número anterior de seis cadeiras, na quinta posição entre as maiores bancadas. Em seguida, vem o PODE, também com seis cadeiras, três a mais do que no pleito anterior. O PP aumentou o número de eleitos de um para quatro parlamentares em relação a 2020.
O PSD, que tinha três cadeiras em 2020, ficou com o mesmo tamanho e o REPUBLICANOS perdeu duas das quatro cadeiras da legislatura anterior. O partido NOVO que tinha dois parlamentares, agora reelegeu uma vereadora. A REDE elegeu pela primeira vez um vereador na capital paulista. Os cinco vereadores mais bem votados também vão exercer seus mandatos pela primeira vez.
Confira a lista de vereadores que tomarão posse:
1 Adrilles Reis Jorge (UNIÃO)
2 Alessandro Guedes (PT)
3 Amanda Paschoal (PSOL)
4 Amanda Vettorazzo (UNIÃO)
5 Ana Carolina Oliveira (PODE)
6 André Santos (REPUBLICANOS)
7 Bombeiro Major Palumbo (PP)
8 Celso Giannazi (PSOL)
9 Cris Monteiro (NOVO)
10 Danilo do Posto de Saúde (PODE)
11 Dheison Silva (PT)
12 Dra. Sandra Tadeu (PL)
13 Dr. Milton Ferreira (PODE)
14 Dr. Murillo Lima (PP)
15 Edir Sales (PSD)
16 Eliseu Gabriel (PSB)
17 Ely Teruel (MDB)
18 Fabio Riva (MDB)
19 Gabriel Abreu (PODE)
20 George Hato (MDB)
21 Gilberto Nascimento (PL)
22 Hélio Rodrigues (PT)
23 Isac Félix (PL)
24 Jair Tatto (PT)
25 Janaina Paschoal (PP)
26 João Ananias (PT)
27 João Jorge (MDB)
28 Keit Lima (PSOL)
29 Kenji Palumbo (PODE)
30 Luana Alves (PSOL)
31 Lucas Pavanato (PL)
32 Luna Zarattini (PT)
33 Marcelo Messias (MDB)
34 Marina Bragante (REDE)
35 Nabil Bonduki (PT)
36 Pastora Sandra Alves (UNIÃO)
37 Professor Toninho Vespoli (PSOL)
38 Renata Falzoni (PSB)
39 Ricardo Teixeira (UNIÃO)
40 Roberto Tripoli (PV)
41 Rodrigo Goulart (PSD)
42 Rubinho Nunes (UNIÃO)
43 Rute Costa (PL)
44 Sandra Santana (MDB)
45 Sansão Pereira (REPUBLICANOS)
46 Sargento Nantes (PP)
47 Senival Moura (PT)
48 Sidney Cruz (MDB)
49 Silvão Leite (UNIÃO)
50 Silvia da Bancada Feminista (PSOL)
51 Silvinho (UNIÃO)
52 Simone Ganem (PODE)
53 Sonaira Fernandes (PL)
54 Thammy Miranda (PSD)
55 Zoe Martínez (PL)