pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Prefeitura abre consulta pública para construir 2° Plano de Ação

Por: MARCO ANTONIO CALEJO - DA REDAÇÃO

27 de agosto de 2018 - 19:35

Categorias

Os próximos passos da capital paulista podem receber a ajuda da população. A Prefeitura abriu consulta pública para a construção do 2° Plano de Ação em Governo Aberto do Município de São Paulo.

A São Paulo Aberta, supervisionada pela Secretaria de Relações Internacionais, trabalha com as questões de transparência, participação social, inovação tecnológica e prestação de contas. As contribuições da sociedade devem ser feitas, pela internet, até 29 de agosto.

No Plano de Ação, serão escolhidos cinco compromissos para a cidade de São Paulo. Três deles, Sistema de Informação, Comunicação Participativa e Transparência e Orçamento, Descentralização e Desenvolvimento Local,  foram definidos entre o governo e a sociedade civil. Os outros dois temas vão ser selecionados pela população.

De acordo com Patrícia Marques, supervisora da São Paulo Aberta, os interessados precisam preencher um formulário e escolher dois, dos 47 temas disponíveis. “Dentro deste formulário, a sociedade também pode opinar quais são os desafios que a cidade de São Paulo enfrenta”.

Os 47 temas colocados no Plano são sugestões da iniciativa internacional – OGP (Open Government Partnership). Eles foram adaptados à realidade da capital paulista. Outros assuntos que não estão na lista de compromissos também podem ser sugeridos pela população.

“A parte de falar sobre os desafios é uma caixa de texto livre. A população pode trazer o dia a dia, o cotidiano, o que ela enxerga”, disse Patrícia Marques.

Após a consulta pública, a Prefeitura vai verificar quais são os desafios. As informações serão levadas a oficinas territoriais para construir os textos dos compromissos.

“Nós vamos tirar uma quantidade de compromissos, que serão levados à consulta pública novamente. Aí sim decidiremos quais serão os cinco temas trabalhados e assumidos pela Prefeitura”, afirmou a supervisora.

O Governo Aberto é um caminho para tornar governos mais transparentes, participativos, inovadores e responsáveis. No município, essa agenda se institucionalizou a partir da criação da CGM (Controladoria Geral do Município) e da iniciativa São Paulo Aberta.

Para participar acesse o formulário eletrônico. Clique aqui.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar