Os próximos passos da capital paulista podem receber a ajuda da população. A Prefeitura abriu consulta pública para a construção do 2° Plano de Ação em Governo Aberto do Município de São Paulo.
A São Paulo Aberta, supervisionada pela Secretaria de Relações Internacionais, trabalha com as questões de transparência, participação social, inovação tecnológica e prestação de contas. As contribuições da sociedade devem ser feitas, pela internet, até 29 de agosto.
No Plano de Ação, serão escolhidos cinco compromissos para a cidade de São Paulo. Três deles, Sistema de Informação, Comunicação Participativa e Transparência e Orçamento, Descentralização e Desenvolvimento Local, foram definidos entre o governo e a sociedade civil. Os outros dois temas vão ser selecionados pela população.
De acordo com Patrícia Marques, supervisora da São Paulo Aberta, os interessados precisam preencher um formulário e escolher dois, dos 47 temas disponíveis. “Dentro deste formulário, a sociedade também pode opinar quais são os desafios que a cidade de São Paulo enfrenta”.
Os 47 temas colocados no Plano são sugestões da iniciativa internacional – OGP (Open Government Partnership). Eles foram adaptados à realidade da capital paulista. Outros assuntos que não estão na lista de compromissos também podem ser sugeridos pela população.
“A parte de falar sobre os desafios é uma caixa de texto livre. A população pode trazer o dia a dia, o cotidiano, o que ela enxerga”, disse Patrícia Marques.
Após a consulta pública, a Prefeitura vai verificar quais são os desafios. As informações serão levadas a oficinas territoriais para construir os textos dos compromissos.
“Nós vamos tirar uma quantidade de compromissos, que serão levados à consulta pública novamente. Aí sim decidiremos quais serão os cinco temas trabalhados e assumidos pela Prefeitura”, afirmou a supervisora.
O Governo Aberto é um caminho para tornar governos mais transparentes, participativos, inovadores e responsáveis. No município, essa agenda se institucionalizou a partir da criação da CGM (Controladoria Geral do Município) e da iniciativa São Paulo Aberta.
Para participar acesse o formulário eletrônico. Clique aqui.