Quem passou em frente à Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (10/12), conheceu os três primeiros ônibus elétricos que circularão pelas ruas da cidade de São Paulo a partir de março de 2019. Os veículos foram apresentados pelo prefeito Bruno Covas, pelo secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e pelo presidente da São Paulo Transporte, Paulo Cézar Shingai.
O projeto-piloto, que inclui 15 veículos elétricos, foi assinado em outubro passado, durante visita de representantes da Prefeitura à fábrica da empresa chinesa BYD, em Campinas. O anúncio do projeto foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (DEM), na ocasião prefeito em exercício. Com capacidade para 81 passageiros e área para cadeiras de rodas, os ônibus possuem rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.
A iniciativa faz parte da proposta de renovação da frota dos ônibus da capital paulista. A nova licitação do transporte coletivo prevê que, nos próximos 20 anos, ao menos 90% dos veículos sejam elétricos – hoje rodam pela cidade 15 mil ônibus no total.
Segundo o prefeito Bruno Covas, os 15 veículos foram adquiridos pela Transwolff Transportes e Turismo, uma das concessionárias de transporte coletivo da capital. Inicialmente, os veículos irão rodar na Zona Sul de São Paulo, região de atuação da Transwolff.
Uma das questões a serem observadas é o tempo de duração das cargas elétricas das baterias. “Os ônibus elétricos vão entrar em um período de teste para podermos conhecer melhor o ciclo de vida deles, quanto tempo levam [até a recarga elétrica]. Isso significa de ter mais ou menos recursos. Em determinado momento, a população decidirá se quer antecipar este prazo, o que significaria colocar recursos no Orçamento”, disse o prefeito.
Segundo a Prefeitura, a empresa e a linha escolhidas para os testes atendem aos critérios estabelecidos no projeto original. A escolha levou em conta o custo para disponibilização da energia elétrica no local de abastecimento, percurso, quilometragem diária por veículo, número de passageiros transportados, frota, além da distância entre a garagem e o ramal elétrico.
Para João Octaviano, secretário municipal de Mobilidade e Transportes, o período de experiência será importante para observar o uso dos ônibus elétricos e o ciclo de abastecimento e reabastecimento. Segundo o secretário, será o primeiro passo para colocar em prática o projeto de sustentabilidade no transporte coletivo de São Paulo. “Consumimos 1,1 milhão de litros de diesel por dia. Isso significa que a substituição da frota trará uma sustentabilidade muito maior para a cidade de São Paulo”, afirmou.
Além do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Fábio Riva (PSDB), líder do governo na Câmara, também participou da apresentação.
A utilização de ônibus elétricos vai no mesmo sentido de legislação recente da cidade. Em dezembro do ano passado, após uma série de Audiências Públicas na Câmara, foi aprovado o Projeto de Lei 300/2017, proposto pelos vereadores Milton Leite e Gilberto Natalini (PV), criando metas para a redução das emissões de poluentes da frota de veículos em São Paulo.