pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Prefeitura de SP encerra atividades de drive-thrus do Memorial da América Latina e Shopping Anália Franco 

Por: KAMILA MARINHO - HOME OFFICE

28 de outubro de 2021 - 18:51

O drive-thru do Memorial da América Latina para vacinação contra a Covid-19 será desativado ao final de sua operação desta quinta-feira (28/10). Desde o início das atividades, em março deste ano, foram aplicadas cerca de 59 mil doses no local.

Quem buscar pontos de vacinação contra Covid-19 na região poderá utilizar o megaposto do Allianz Parque e também as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Bom Retiro, Boracea, Humberto Pascale – Santa Cecília, Jardim Vera Cruz, Vila Romana e Vila Ipojuca.

Já nesta sexta-feira (29/10), será a vez do drive-thru do Shopping Anália Franco ser desativado, após aplicar mais de 83 mil doses antiCovid desde a abertura, em março.

Como alternativa na região, a população poderá utilizar as UBSs Vila Formosa I, Vila Santo Estevão e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Água Rasa.

Até esta quarta-feira (27/10), foram aplicadas 19.901.922 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 10.496.328 primeiras doses, 8.302.942 segundas doses, 327.438 doses únicas e 775.214 doses adicionais. A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos de idade está em 107,9% para primeira dose e dose única e em 93% para segunda dose e dose única.

Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 863.614 primeiras doses, representando uma cobertura vacinal de 102,3%. Também foram aplicadas 50.574 segundas doses nesse público. A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta quarta-feira (27/10), a capital paulista totalizava 38.682 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.537.994 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo, nesta quinta (28/10), é de 36,4%.

Já nesta quarta (27/10), o índice de isolamento social na cidade de São Paulo foi de 38%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Mais sobre o novo coronavírus 2

A aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), confere alta proteção contra a variante Gama do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em pessoas acima dos 60 anos. É o que revela um estudo publicado nesta quinta (28/10) na revista científica Nature Communications. A Gama surgiu em Manaus, no fim de 2020, e foi responsável pela segunda onda da doença no Brasil, de fevereiro até junho deste ano. Atualmente, a variante de prevalência no país é a Delta, surgida na Índia.

O levantamento foi feito em São Paulo e mediu a proteção que a vacina oferece contra morte por Covid-19. A pesquisa mostrou que a segunda dose eleva em cerca de 30% a proteção em relação à aplicação da primeira, com efetividade de 93,6%.

O estudo envolveu 20 pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Espanha e foi coordenado pelo médico infectologista Julio Croda, da Fiocruz Mato Grosso do Sul. Croda explica que a pesquisa buscou fornecer dados sobre a eficiência da vacina em pessoas mais velhas, já que o envelhecimento causa uma perda natural na imunidade.

A pesquisa foi realizada após ensaios clínicos em outros países indicarem uma queda na efetividade da primeira dose das vacinas contra as novas variantes. Foram analisadas 61.164 pessoas e a conclusão foi que 28 dias após a primeira dose, a efetividade contra a Covid-19 sintomática era de 33,4%, sendo de 55,1% contra hospitalização e de 61,8% contra a morte entre idosos.

A medição feita 14 dias após a segunda dose mostrou que a efetividade vai para 77,9% contra a doença sintomática, 87,6% contra a hospitalização e 93,6% contra o óbito. Na população em geral, a efetividade da vacina AstraZeneca/Fiocruz é de 76% com a primeira dose para prevenção de doença sintomática.

Mais sobre o novo coronavírus 3

Na madrugada desta quinta-feira (28/10), chegaram ao Brasil 2.489.760 doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer. Esse é o 11º lote, referente ao segundo contrato da Pfizer com o governo brasileiro, que prevê a entrega de 100 milhões de doses da vacina até o final do ano.

Segundo o Ministério da Saúde, as doses do imunizante serão disponibilizadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) e distribuídas para todo o Brasil. Ao todo, já foram distribuídas mais de 320 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19, de quatro laboratórios, na maior campanha de vacinação da história do país.

Mais sobre o novo coronavírus 4

A Pfizer informou que deve submeter pedido à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aprovação do uso da sua vacina contra a Covid-19, a ComiRNAty, em crianças entre 5 a 11 anos a partir do próximo mês.

A vacina da Pfizer/BioNTech apresentou 90,7% de eficácia contra o novo coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a 11 anos, informou a farmacêutica norte-americana na última sexta-feira (22/10).

Atualmente, a vacina da farmacêutica tem autorização da Anvisa para ser aplicada em adolescentes com 12 anos ou mais. Sua aplicação para jovens de 12 a 15 anos foi autorizada no mês de junho deste ano pela agência sanitária.

A Câmara durante a pandemia

CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Prevent Senior ouviu, em reunião nesta quinta-feira (28/10), ex-pacientes e familiares de vítimas da Covid-19 que foram tratadas em hospitais da Prevent Senior. Os depoentes destacaram que a operadora buscou induzir e convencer as famílias a aceitarem a adoção de cuidados paliativos aos internados, ao invés de mantê-los na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e continuarem os tratamentos contra a doença.

Instalada no último 10 de outubro, a CPI busca analisar e investigar a atuação da Prevent Senior na capital paulista com a finalidade de enfrentar a Covid-19, como a possível subnotificação do número de casos de contaminação e de óbitos por parte da operadora de saúde.

Uma das suspeitas da Comissão é de que, para diminuir a quantidade de registros, a Prevent Senior teria agido para que pacientes com Covid-19 não tivessem a doença anotada em seus prontuários. Nos casos de morte, a informação também não constaria dos atestados de óbito.

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta quinta-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar