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Prefeitura lança PMI para concessão de 24 terminais de ônibus da capital

Por: RENATA AFONSO - DA REDAÇÃO

15 de agosto de 2017 - 19:38

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A Prefeitura de São Paulo deverá publicar no Diário Oficial do Município desta quarta-feira o edital de chamamento público do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para a concessão de 24 terminais de ônibus urbanos.

Mais de 700 mil passageiros embarcam diariamente por esses 24 terminais urbanos oferecidos para a concessão. E muitos gostariam de melhorias.

A estagiária Renata Carolina é uma delas. Ela diz que são necessários mais bancos e sinal de internet. A estudante Karine Pires também cita algumas melhorias necessárias.

“Você está no caminho da faculdade para casa. Precisa passar no banco. Seria bom um caixa eletrônico. E mais segurança também. Banco confortável. Às vezes tem gente que fica muito tempo esperando o ônibus”, diz.

A concessão à iniciativa privada prevê permissão para a construção de, por exemplo, centros comerciais ou residenciais sobre  terminais.

Wilson Poit, secretário de Desestatização e Parcerias, cita o Aeroporto de Guarulhos como exemplo. “Tem o Terminal 3, um lugar bonito, com escadas rolantes, lojas. No mundo inteiro é assim. São terrenos nobres em toda a cidade de São Paulo. Nós já temos uma Lei que permite isso. Que se construa sobre os terminais”.

Segundo a Prefeitura, o custo anual desses terminais é de R$ 130 milhões, para uma receita que alcança R$ 7,1 milhões.

Depois do credenciamento, os autorizados terão 90 dias para apresentar os estudos. Uma comissão vai analisar os projetos para planejar o modelo ideal de concessão. O edital deverá ser lançado no início de 2018.

Poit disse que vai ouvir o mercado e não soltar um modelo empacotado, que não gere interesse. “Nós queremos ouvir a vocação de cada uma dessas regiões da cidade. Contempla também o entorno, o perímetro de cada terminal. Porque a gente acha que leva desenvolvimento, emprego e cria novas centralidades econômicas regionais de desenvolvimento”.

A concessão prevê, além da operação, manutenção e exploração do terminal de ônibus. Mas o acesso livre do passageiro está garantido. Não serão aceitos estudos com cobranças de tarifas ou taxas de admissão.

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