RenattodSousa/CMSP
A Câmara Municipal sedia nesta sexta-feira (22/3) a primeira edição do Prêmio Heleieth Saffioti, criado em homenagem à contribuição da pesquisadora e militante no combate à discriminação social e na defesa dos direitos das mulheres.
O evento foi criado pela Resolução 02/2012, de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), que utilizou a tribuna durante a sessão desta quinta-feira para convidar os cidadãos a participarem do evento. O prêmio é concedido a pessoas ou entidades que tenham se destacado em ações de combate à discriminação social, sexual ou racial e na defesa dos direitos das mulheres.
Juliana também contou um pouco da história de Heleieth, que para ela “representa a ousadia e o livre pensar feminista, propondo a discussão sobre a emancipação da mulher na sociedade de classes e sob a perspectiva do trabalho”.
Heleieth lara Bongiovani Saffioti (1934 – 2010) nasceu na pequena cidade de Ibirá, interior de São Paulo. Filha de uma costureira e de um pedreiro, formou-se em ciências sociais e lecionou na USP e na UFRJ.
(21/03/2013 16h49)