A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, deu parecer favorável a 24 projetos na tarde desta quarta-feira (8/5). Entre eles destaque para o PL (Projeto de Lei) 558/2022, que trata da criação do Prêmio “Aluno Nota Dez” para estudantes da rede pública de ensino da cidade de São Paulo, e para o PL 594/2023, que visa incluir o Templo de Salomão na lista de Bens Turísticos do município.
De autoria da vereadora Rute Costa (PL), o PL 558/2022 prevê a entrega de um diploma para os estudantes de escolas municipais matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental que tiverem destaque e os melhores desempenhos durante todo o ano letivo.
Para o relator do projeto, vereador Coronel Salles (PSD), o principal objetivo é reconhecer, estimular e motivar os estudantes a se empenharem ainda mais nos estudos. “Eu acho importantíssimo a meritocracia. Não quer dizer que você vá divulgar quem não teve as melhores notas, mas sim exaltar aqueles que obtiveram, nas escolas públicas, um resultado diferenciado pelo seu empenho, pelo seu desempenho na atividade escolar. Isso é muito importante”, destacou o vereador.
O parlamentar, que também é o relator do PL 594/2023, de autoria do vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), ainda comentou sobre inclusão do Templo de Salomão na lista de Bens Turísticos de Valor Excepcional Permanente da cidade de São Paulo, passando a integrar a listagem dos principais pontos de atração turística que integram o Programa Turístico da capital paulista. “Eu acho fundamental, porque além de ser um templo, uma casa de oração, também é um edifício maravilhoso, feito com grandes ornamentos, e nós temos também o turismo religioso na cidade de São Paulo. Eu acho importante no seu papel como edificação e também como referência a evangelização”.
Títulos e honrarias
Durante a reunião, os vereadores também aprovaram pareceres favoráveis de cinco PDLs (Projetos de Decreto Legislativo). Os destaques ficaram por conta dos títulos e honrarias concedidas pela Câmara Municipal.
O PDL 81/2023, de autoria do vereador Dr. Nunes Peixeiro (MDB), concede a Salva de Prata para o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo. Já o PDL 95/2023, de autoria dos vereadores Marcelo Messias (MDB) e Luna Zarattini (PT), e o PDL 16/2024, de autoria da vereadora Edir Sales (PSD), dispõem sobre a concessão da Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo para Marta Teresa Suplicy e para o Dr. Sérgio de Azevedo Redó.
“Redó é um nome muito forte na área de imprensa há tantos anos e agora, merecidamente, ele vai receber essa Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão de São Paulo”, salientou a vereadora Edir Sales (PSD), presidente da Comissão.
Beatles Day
Além destes, outros 19 itens foram votados e receberam parecer favorável pelo colegiado, incluindo os projetos voltados ao calendário de eventos do município.
Autora da proposta que deu origem ao Elvis Presley Day – Lei nº 17.168, de 2 de setembro de 2019, a vereadora Edir Sales pede agora a criação do Beatles Day e o Dia Internacional da Beatlemania para o dia 09 de outubro, por meio do PL 518/2023.
“Nós temos muitos fanáticos pelos Beatles ainda, né? Muitos fãs, que curtem os Beatles, fizeram uma reunião aqui na Câmara comigo pedindo que entrasse com esse Projeto de Lei. Atendendo aos fãs e aos vários beatlemaníacos, a gente fez o projeto”, ressaltou.
Também estiveram presentes na reunião, que pode ser conferida no vídeo abaixo, os vereadores Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), Celso Giannazi (PSOL), Cris Monteiro (NOVO) e Sandra Santana (MDB).