A cultura forrozeira foi o destaque da Sessão Solene que aconteceu na noite desta segunda-feira (16/10) na Câmara Municipal de São Paulo. O Legislativo paulistano promoveu a 2ª edição do Prêmio Anastácia de Forró.
O vereador Coronel Salles (PSD), integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, presidiu a sessão. “Eu fico muito feliz e honrado em poder dirigir essa sessão em homenagem ao forró, esse patrimônio de São Paulo e de todo o Brasil”.
Ao lado do parlamentar, participaram da solenidade representantes da ECA USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), do Fórum do Forró de Raiz de São Paulo, do Iphan SP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, representado por Antônia Amorosa.
“A iniciativa da Câmara de São Paulo em promover e realizar este evento serve de exemplo para todo o Brasil. Estou aqui para celebrar e ver uma homenagem em vida à grande artista e compositora Anastácia”, disse Antônia.
Patrimônio Cultural
Em dezembro de 2021, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) declarou o forró como patrimônio imaterial brasileiro. A decisão foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, o qual também considerou a expressão musical como supergênero, por agrupar ritmos e expressões musicais, como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.
Sobre a premiação
A honraria, instituída por meio da Resolução n° 10/2021, foi criada para homenagear Lucinete Ferreira, que nasceu no Recife há 80 anos e ficou conhecida como Anastácia, a Rainha do Forró. A homenageada, madrinha da premiação, participou da entrega das premiações.
“A música que eu abracei ainda bem jovem está se fortalecendo a cada dia por meio de pessoas que batalham por nossa cultura. Eu sou eternamente grata a tudo o que o forró fez na minha vida. Eu estou muito feliz”, comemorou Anastácia.
A premiação é dividida em cinco categorias: dança, música, comunicação, produção cultural e pesquisa. Os primeiros colocados receberam a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo. Conheça os vencedores:
Categoria Dança
1º lugar: Ivan Ribeiro
2º lugar: Quadrilha Junina Asa Branca de São Paulo
3º lugar: Thiago Ferrarezi
Categoria Música
1º lugar: Nivaldo Gomes da Cunha, o Castanheiro
2º lugar: Cicinho Silva
3º lugar: Josildo de Sá
Categoria Comunicação
1º lugar: Magno Duarte
2º lugar: Toshio Yamasaki
3º lugar: David Chaves
Categoria Produção Cultural
1º lugar: Gislaine Pacheco
2º lugar: Carlos Magno de Souza
3º lugar: Coletivo Forró de Todos
Categoria Pesquisa
1º lugar: Quadrilha Junina Asa Branca de São Paulo
2º lugar: Diego Corrêa de Araújo
3º lugar: Tom Sapiranga
Confira a íntegra da Sessão Solene no vídeo abaixo: