A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta sexta-feira (14/10) uma sessão solene para premiar os vencedores da primeira edição do Prêmio Anastácia de Forró, que homenageia pessoas e entidades que participam ativamente do cenário do forró na capital. A solenidade foi presidida pelo vereador Alfredinho (PT), autor da resolução que criou a premiação.
“Diversos grandes mestres do forró fizeram de São Paulo, a sua morada, representados neste ato pela personagem unanimemente reconhecida, Anastácia, que temos a grande oportunidade de homenagear em vida e contar com sua ilustre presença nesta 1ª edição”, comemorou Alfredinho.
O prêmio, criado no ano passado, foi instituído por meio da Resolução n° 10/2021, que homenageia Lucinete Ferreira, que nasceu no Recife há 80 anos e ficou conhecida como Anastácia, a Rainha do Forró. Há 65 anos vivendo de música, a cantora já gravou mais de 30 álbuns com grandes sucessos forrozeiros.
Cantando profissionalmente durante pelo menos 65 anos e gravando cerca de 30 discos, destacou-se como um dos maiores nomes do forró. A Rainha do Forró fez uma apresentação especial no Salão Nobre do Palácio Anchieta.
Premiados em 2022
A premiação foi dividida em cinco categorias: dança, música, comunicação, produção cultural e pesquisa. Os primeiros colocados receberam a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo. Conheça os vencedores desta edição:
Categoria Dança
1º lugar: Evandro Paz
2º lugar: Roberto Motta
3º lugar: Iris de Franco
Categoria Música
1º lugar: Fatel Barbosa
2º lugar: Luiz Wilson – O Forrozeiro-poeta
3º lugar: Remelexo Brasil
Categoria Comunicação:
1º lugar: Zé Geraldo
2º lugar: Antonio Carlos
3º lugar: Remelexo Brasil
Categoria Produção Cultural
1º lugar: Alfredo Bello
2º lugar: Fatel Barbosa
3º lugar: Will Santos
Categoria Pesquisa
1º lugar: Antonio Carlos
2º lugar: Alfredo Bello
3º lugar: DJ Ivan
Confira a íntegra da solenidade no vídeo abaixo.