Uma sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (19/8), no Salão Nobre da Câmara Municipal, marcou a entrega do Prêmio Herbert de Souza – o Prêmio Betinho de Cidadania, edição 2015, que foi idealizado pensando no exemplo de vida e trabalho em busca por cidadania, simbolizado pelo sociólogo.
O prêmio foi aprovado pela Câmara através da Resolução nº 13/97, com intuito de reconhecer projetos de ONGs (Organização não Governamental) que lutam contra a fome, a miséria, exclusão social e outras práticas de luta pela cidadania.
Este ano a premiação registrou 28 projetos inscritos, sendo o grande vencedor a ONG Banco de Alimentos, uma associação que atua no objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo o acesso a alimentos básicos e de qualidade para uma alimentação saudável e equilibrada a pessoas de baixa renda.
Também receberam Menção Honrosa do Prêmio o projeto Anima Jovem, da Associação Civil Anima, que implementa ações educativas e de convivência para jovens e famílias que convivem com o vírus HIV/AIDS, e o projeto Um Teto Para Meu País – Brasil, que constrói casas emergenciais para famílias que vivem e convivem em situação de moradia vulneráveis.
“Esse reconhecimento é muito importante para nós. Além de ser muito gratificante recebê-lo da Câmara, dá mais ânimo, mais gás para continuarmos desenvolvendo nosso trabalho”, agradeceu o representante da Civil Anima, Rodney Martins.
O presidente da solenidade, vereador Calvo (PMDB), ressaltou o incentivo que o prêmio dá para os projetos. “Em uma sociedade dinâmica como a nossa, os problemas se avolumam e muitas vezes o governo não tem pernas para dar o socorro digno. A Câmara, quando incorpora o Prêmio Betinho, que é o símbolo do combate à fome, está estimulando e dizendo para os paulistanos que devemos estender a mão amiga aos que necessitam. A Casa se engrandece por esta oportunidade de homenagear as entidades que buscam esse auxilio ao próximo no exercício pleno de caridade, solidariedade humana e exemplo de cidadania”, afirmou o vereador.
No ano que Hebert de Souza faria 80 anos, o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, lembrou a importância do exemplo deixado pelo sociólogo e do reconhecimento aos projetos. “É muito importante que haja o reconhecimento aos esforços de entidades e pessoas como o Betinho e tantos outros que dedicaram suas vidas à construção de um Brasil justo e civilizado, onde todas as pessoas possam ter o direito à voz e os direitos à cidadania garantidos”, disse.
Também participou da premiação o vereador Netinho de Paula (PDT), membros da comissão julgadora da edição 2015 e os demais inscritos ao prêmio.
Confira a lista de inscritos em 2015:
- Associação de Apoio á Criança Com Câncer
- Associação para Desenvolvimento Integral do Down
- Associação Helena Piccardi de Andrade Silva
- Associação Anima
- Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer
- Associação Das Voluntárias Do Hospital Infantil Darcy Vargas
- Banco de Alimentos Associação Civil
- Camp Oeste – Centro de Assistência e Motivação de Pessoas
- Casa Assistencial de Amor e Misericórdia- CAAM / Projeto Cesta de Alimentos em caráter suplementar e Provisório.
- Projeto Atendimento – Moradores de Rua
- Projeto – Fraldas Geriátricas
- Casa De David
- CEJAM- Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim
- Centro de Educação, Estudos e Pesquisas
- Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luís
- Federação de Irmãos Beneficente
- Instituto da Oportunidade Social
- Instituto Olga Kos De Inclusão Cultural
- Instituto Pilar
- Instituto Social Santa Lúcia / Projeto Centro Juventude
- Projeto Centro de Acolhida Especial para Idosos
- Irmandade De Santa Casa De Misericórdia de São Paulo / Projeto Treinando para a Vida
- Projeto MOVE
- NURAP -Aprendizagem Profissional e Assistência Social / Projeto Treinando para a Vida
- Projeto Capitação Profissional Para Pessoas com Deficiência
- Obra Assistencial Mãe Florinda
- Organização Cidades Sem Fome
- Um Teto Para Meu País – Brasil / Projeto Casas Emergenciais