Sonia Mele / CMSP
Empresas e pessoas de destaque na área socioambiental foram homenageadas nesta segunda-feira, em sessão solene realizada na Câmara Municipal para entrega do Prêmio Responsabilidade Socioambiental 2013.
Entre os homenageados neste ano estava o Grupo Pão de Açúcar, na categoria empresa. A rede de supermercados foi pioneira na arrecadação de materiais para reciclagem, com postos instalados em lojas, fruto de uma parceria com a Unilever. Em 12 anos de programa, mais de 67 mil toneladas de recicláveis foram arrecadados e encaminhados para 36 cooperativas parceiras.
O médico e professor Paulo Hilário Nascimento Saldiva também recebeu uma medalha por sua atuação na área de sustentabilidade. Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ele é um dos quatro pesquisadores no mundo que mais publicam na área de saúde e poluição atmosférica. “Sou um paulistano, tenho uma relação de amor com essa cidade, acho São Paulo uma cidade extraordinária, e ser homenageado na minha cidade é uma das coisas que vou guardar para sempre. Acho que São Paulo tem jeito, todos os remédios estão desenvolvidos, já existem, basta aplicá-los. Alguns são amargos, mas necessários, disse.
Outro homenageado da noite foi Paulo Nogueira Neto, representado na sessão solene por seu neto. Nogueira, do Instituto de Biociências da USP, foi Secretário Especial do Meio Ambiente entre 1973 e 1985, presidente da Fundação Florestal de São Paulo entre 2002 e 2011, além de presidente emérito da WWF Brasil.
O prêmio Responsabilidade Socioambiental foi criado por Projeto de Resolução de iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV). O objetivo do prêmio é reconhecer a importância de pessoas e empresas que contribuíram para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável. Faz parte de um esforço que tenho feito durante o meu mandato para trabalhar por uma São Paulo melhor, com qualidade de vida, disse o vereador.
(02/09/2013 21h20)