RenattodSousa / CMSP
O incêndio que atingiu o Memorial da América Latina em dezembro do ano passado foi um dos maiores dos últimos tempos, ferindo dezenas de bombeiros quatro dos quais tiveram que ser internados em UTIs. Aquela tarde ficará para sempre marcada na memória do tenente Alexandre Pires Proença, que resgatou dois colegas desacordados do meio das chamas.
Alexandre e outros quatro bombeiros que se destacaram no cumprimento do dever em 2013 receberam nesta segunda-feira (10/3) o prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas, criado pela Câmara em 2009 para valorizar o trabalho da corporação.
O oficial diz que aquele foi ao mesmo tempo um dos momentos mais difíceis e gratificantes de sua vida. Quando a gente se vê em uma situação na qual o bombeiro, seu irmão de farda, está em perigo, correndo o risco de morrer, é complicado. A emoção é muito forte. Graças à Deus eu tive êxito no socorro, relembra.
Autor do projeto que deu origem à premiação, o vereador Goulart (PSD) disse que sua intenção foi celebrar aqueles que exercem uma profissão essencial para a sociedade, além de manter a lembrança dos feitos do coronel Hélio Barbosa Caldas.
Ele foi um grande herói do Corpo de Bombeiros. Muita gente o reverenciava, mas só depois dessa lei que ele acabou sendo reconhecido como um grande nome da corporação, afirmou o parlamentar antes da cerimônia. Caldas atuou em dois dos incêndios mais notórios da história da cidade, no Edifício Andraus, em 1972, e no Edifício Joelma, em 1974.
Também presente ao evento, Coronel Telhada (PSDB) lembrou que os bombeiros são frequentemente apontados como uma das entidades mais bem vistas pela sociedade em pesquisas de opinião.
São homens e mulheres que diuturnamente se expõem, se sacrificam. Infelizmente, alguns até morrem lutando para salvar a população. O serviço de resgate, que hoje é feito em todo o Brasil, começou no Corpo de Bombeiros de São Paulo., declarou o parlamentar.
A noite também foi marcada por uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado (8/3). A soldado Renata dos Santos, que no ano passado atuou com sucesso no socorro a dois casos de afogamento, foi condecorada em nome de todas as mulheres da corporação.
(10/03/2014 21h03)