É Carnaval na capital paulista. Para celebrar a chegada da folia na cidade, neste sábado (22/2) a Uesp (União das Escolas de Samba Paulistanas) deu o pontapé inicial nas festividades. Desta noite até 3 de março, 67 agremiações filiadas à entidade vão desfilar em duas passarelas: uma na Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, zona oeste, e a outra na Rua Alvinópolis, na Vila Esperança, zona leste.
A Uesp – conhecida como a “Matriz do Samba” – é a organizadora do Carnaval Oficial de Bairros da cidade de São Paulo em parceria com a Prefeitura da capital paulista. Os desfiles são divididos em três grupos: Especial de Bairros, Acesso de Bairros (1, 2 e 3) e Blocos de Fantasias (Especial e de Acesso).
Neste sábado, a programação carnavalesca foi na Vila Esperança. Os Blocos de Fantasias – tanto da categoria Especial quanto a de Acesso – marcaram a abertura dos desfiles. A convite da Uesp, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), acompanhou o evento.
Teixeira observou que os desfiles da Uesp representam o “carnaval raiz” da capital, já que as duas principais escolas têm acesso à Liga-SP – responsável pelos desfiles dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2 no Sambódromo do Anhembi.
“Aqui começa o Carnaval de São Paulo, então aqui é uma tradição”, disse Ricardo Teixeira. O presidente do Legislativo paulistano ressaltou ainda que neste ano foi celebrada uma parceria entre a TV Cultura e a TV Câmara para transmitir ao vivo os desfiles dos dias 2 e 3 de março. “Aqui é um Carnaval de rua gratuito, onde tudo mundo brinca, todo mundo desfila”.
O presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas, Alexandre Magno – o Nenê – comemorou mais um ano de Carnaval na cidade. Para ele, a folia é bastante aguardada pelas pessoas, pois garante diversão e entretenimento aos moradores.
“A Vila Esperança é o Carnaval mais tradicional de São Paulo, porque ela mais que centenária. Completou 104 anos de Carnaval aqui. No Butantã, estamos cada vez mais dando um upgrade. A população entendeu e abraçou o Carnaval”, falou Nenê.
Diretor de Carnaval da Uesp, Francisco Júnior – o Smedley – também destacou a tradição dos desfiles da Uesp e a importância de levar a maior festa popular brasileira para as ruas da capital paulista. “A Uesp cuida do Carnaval de base. Cuidamos de 75 escolas, contando os blocos”, disse Smedley. “A população espera bastante pelo nosso Carnaval, principalmente aqui na Vila Matilde. É tradicional”.
Dirso Parpineli é o chefe de gabinete da Subprefeitura Penha. Ele também esteve presente na abertura do Carnaval da Uesp. “É só alegria, alegria para a população. Faz muitos anos que estamos aqui. É um Carnaval que alegra, é cultura, é esporte, é lazer. A Subprefeitura Penha está aqui para apoiar no que for preciso”.
Outro representante do governo da capital, Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, também destacou a tradição do Carnaval da União das Escolas de Samba Paulistanas. “É o Carnaval do povo, o Carnaval da periferia. O Carnaval dos blocos e das escolas. É muito enriquecedor para a cultura de São Paulo. Esse ano, a Prefeitura montou toda uma estrutura de segurança e de limpeza para garantir a todos os foliões muita tranquilidade”.
Para quem quiser acompanhar os desfiles da Uesp, a entrada é de graça. A passarela montada na Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, é próxima à estação do Metrô Vila Sônia. Já a da Rua Alvinópolis, na Vila Esperança, do Metrô Vila Matilde.
Transmissão ao vivo
Em parceria com a TV Cultura, a Rede Câmara SP irá transmitir os dois dias de desfiles do Grupo de Acesso de Bairros 3 da Uesp. No domingo (2/3) da próxima semana, a transmissão será das 22h às 2h na TV Cultura e na TV Câmara (canal 8.3 da TV aberta digital). Já na segunda-feira (3/3), também em ambos os canais, a programação terá início a partir das 22h – após o programa Roda Viva.
Confira a galeria de fotos. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP