A assessoria de comunicação e imprensa da Câmara Municipal de São Paulo informa que o presidente da Câmara, vereador José Américo (PT), em momento algum foi ouvido pelos repórteres da Veja São Paulo durante a elaboração da reportagem “O prefeito Fernando Haddad está sozinho em campo”, publicada na edição 2381. As opiniões atribuídas ao parlamentar são resultado da imaginação dos jornalistas e do uso de informações inverídicas prestadas por fontes que se escondem por trás de “offs” para semear intrigas entre o governo e a Câmara.
A revista mente ao dizer que José Américo não tem bom convívio com o prefeito Fernando Haddad, do mesmo partido. Ao contrário, a relação entre ambos sempre foi a melhor possível e se caracteriza pela confiança e amizade.
Informamos também que o presidente da Câmara não se referiu ao secretário de comunicação, Nunzio Briguglio, de forma irônica e desrespeitosa, até porque nutre por ele grande respeito profissional. Lembramos ainda que José Américo não endereçou, em nenhum momento, pedidos ao secretário, como afirma a revista. Suas críticas a qualquer setor do governo jamais foram motivadas por pleitos não atendidos. Quando elas ocorrem, o objetivo é colaborar com a administração e são feitas diretamente ao prefeito, sem intermediários.
Em relação aos convites para a abertura da Copa do Mundo, vale ressaltar que a Câmara não pediu à Prefeitura nenhum tipo de cortesia. Os ingressos foram devolvidos após entendimento junto aos líderes de partido do Legislativo municipal.
Quanto ao projeto que pretendia estabelecer feriados durante os jogos da Copa em São Paulo, informamos que as negociações na Câmara são feitas entre a liderança do governo e os outros líderes partidários. Não cabe à Presidência interferir no processo democrático de votação. Sabendo disso, o próprio prefeito Fernando Haddad jamais responsabilizaria o presidente pela não aprovação do feriado.
Por último, esclarecemos ainda que José Américo não ligou para o prefeito para reclamar sobre a propaganda veiculada nas rádios sobre o tema. Mesmo porque a campanha apenas relatava o que de fato ocorreu no Legislativo municipal.
Ao contrário do que afirma a reportagem, o prefeito não está nem nunca esteve isolado em sua gestão, tendo aprovado junto à Câmara diversos projetos de grande relevância para a cidade, como o Plano Direto Estratégico (PDE), cuja aprovação teve 44 votos favoráveis e apenas oito contrários. O PDE traz mudanças importantes para a sociedade paulistana nos próximos 16 anos.
Além disso, o aumento do IPTU também citado pela reportagem teve voto favorável da maioria dos vereadores, sendo apenas contestado pela Justiça. Tudo isso demonstra a capacidade do prefeito Fernando Haddad em articular os temas de grande importância para a população junto ao Legislativo municipal. (Assessoria de comunicação e imprensa da CMSP)
(05/07/2014 – 22h28 – atualizada às 14h33 de 07/07/2014)