O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), recebeu uma homenagem na tarde desta terça-feira (17/5) pelo trabalho desenvolvido para promover a igualdade racial. O prêmio foi oferecido pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.
A honraria foi entregue no Plenário 1º de Maio do Legislativo paulistano. Milton Leite utilizou a tribuna para agradecer a homenagem e desejou que as pessoas possam viver em harmonia. “Bom será o momento que nem eu nem ninguém precise receber esse troféu. Que os povos dessa Terra, não só deste país, possam viver sem as diferenças que alguns externam de maneira triste para os outros. Todos somos seres humanos. Embaixo da cor dessa pele, somos todos iguaizinhos”.
Leite também fez menção à própria origem e afirmou que “não queria fazer esse combate ao racismo. Eu queria compartilhar a alegria dos nossos povos. Eu tenho orgulho da minha raça, tenho orgulho de ser negro”.
O presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Gil Marcos Clarindo dos Santos, agradeceu a Câmara e parabenizou o presidente Milton Leite. “Por essa sensibilidade que ele tem, sobretudo com a questão racial, de atitudes de pessoas desse Parlamento tão rico na cidade de São Paulo, que vem fortalecer a nossa luta sobre a igualdade racial”.
Ivan Lima, secretário executivo de Equidade Racial, também fez uma breve fala da tribuna do Plenário. “Existe uma história dos negros e da África sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem os negros e sem a África. Quero parabenizar o nosso presidente Milton Leite por esta conquista e por todo o enfrentamento ao racismo nesta Casa”.