MARIA RITA WERNECK
DA TV CÂMARA
Os pedidos de moradores do Jardim Jaqueline, no Butantã, por mais vagas para educação infantil são antigas, o que dificultava muito a vida dos pais que precisavam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos.
“Os pais saiam para trabalhar e tinham que pagar alguém para olhar os filhos deles”, explica a líder comunitária Elizabete Silva.
Neste sábado, a prefeitura entregou o Centro Municipal de Educação Infantil do Jardim Jaqueline, com capacidade para atender 720 crianças de 0 a 5 anos. Este é o primeiro Centro de Educação Integrada Infantil do Butantã e o terceiro da cidade. Os outros dois ficam no Campo Limpo.
“As crianças do CEI de 0 a três anos ficam na escola durante 10 horas por dia, e as da EMEI em dois períodos. E eles interagem, brincam,escrevem com várias outras linguagens. Então, nos oferecemos uma variedade de multimeios e linguagens para eles”, disse a diretora da CEMEI Márcia Cerqueira Souza Bastos Ribeiro.
Segundo a Prefeitura, foram criadas mais de 90 mil vagas para crianças de até 5 anos em todas as regiões da capital desde o início da gestão do prefeito Fernando Haddad. Até o final do ano, a previsão é que não haja mais nenhuma criança fora da escola.
“Devemos até julho bater já na casa das 100 mil novas vagas. Isso está representando mais de 400 novas escolas, creches e educação infantil. Então, eu acho que é muito significativo e a praticamente a cada 3 dias. Isso significa a cada 3 dias uma nova escola”, explicou a vice-prefeita Nádia Campeão.
O presidente da Câmara, vereador Antonio Donato (PT), também chamou a atenção para o número de vagas criadas durante a atual gestão. “Nós temos ainda um déficit de vagas para a educação infantil, mas a gestão do prefeito Haddad tem feito um grande esforço. Já são 90 mil novas vagas para a educação infantil. Isso é um número recorde na história da cidade, e a gente tem expectativa que até o fim do ano esse número se amplie.”
“Olha, é uma vitória muito grande da luta das lideranças aqui do Butantã por ter a garantia de vagas nas creches, nas EMEIS. É praticamente esse problema foi resolvido aqui na região do Jardim Jaqueline”, disse o deputado federal Carlos Zarattini (PT), que participou da inauguração da nova .
Nilzair Maia, moradora da região e mãe de aluno, parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “É muito importante saber que os nossos filhos estão sendo bem cuidados, é uma oportunidade também para os pais poderem trabalhar, é qualidade de vida. Qualidade de vida para todos nós, para as crianças e para os pais.”