pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Presidente da Câmara, Ricardo Teixeira quer prezar pela transparência e incentivar a participação popular

1° e 2° vices, João Jorge e Isac Félix demonstram otimismo com a nova composição da Casa

Por: MARCO CALEJO
DA REDAÇÃO

7 de janeiro de 2025 - 18:12
Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

Há 20 anos como parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO) assumiu a Presidência da Casa pela primeira vez. Eleito presidente no último dia 1° de janeiro, Teixeira estará à frente do Parlamento paulistano até o fim deste ano, quando haverá uma nova eleição da Mesa Diretora para 2026.

Para Ricardo Teixeira, um dos principais desafios será exercer o cargo que o ex-vereador Milton Leite (UNIÃO) ocupou em seis oportunidades. Leite foi presidente da Câmara em 2017 e 2018, e de 2021 a 2024. “O Milton é um mito aqui na Casa. Ele, nos últimos quatro anos, foi o presidente. Fui escolhido pelo partido que o Milton é o presidente. É meu amigo há 20 anos, gosto muito dele. Acho que esse vai ser o maior desafio da minha carreira”.

No sexto mandato como vereador do Legislativo municipal, Teixeira segue a linha do diálogo. De acordo com ele, todas as decisões relacionadas às atividades da Casa serão discutidas com todos os parlamentares. “Eu sempre fui da articulação, da conversa, de ir aos gabinetes falar com as pessoas. Eu gosto disso. Eu gosto de povo, eu gosto de gente, eu gosto de conversar. Acho que até por isso o meu nome foi consenso aqui na Casa”.

As prioridades para 2025 ainda não estão definidas. No entanto, Ricardo Teixeira destaca que as propostas que chegarem ao Parlamento da capital serão amplamente debatidas. “Enquanto vereador, eu voto aquilo que é bom para a cidade. Todos os projetos que nós aprovamos do Ricardo (Nunes) tiveram alteração, os vereadores debatem. É normal que assim seja”.

Além de promover as discussões das matérias com os vereadores, Teixeira também quer manter o debate junto com a população. Segundo o presidente da Câmara, as Audiências Públicas são fundamentais para ouvir as demandas da sociedade. “Quero continuar com essa transparência que o Milton Leite fez. O Milton fez quase 150 Audiências Públicas por ano. Nós precisamos aumentar essas audiências, precisamos chamar a população”.

Ainda sobre estimular a participação popular, Ricardo Teixeira disse que caso haja acordo entre os vereadores, ele pretende realizar pelo menos uma Sessão Plenária por mês na periferia. “Para ser uma sessão diferente. Que nós levemos a sessão, mas não para os vereadores falarem, e sim para ouvirem. Uma sessão real para a população falar o que ela quer daquele canto da cidade. Isso seria uma bandeira minha, de levar a Câmara até a casa da pessoa”.

1° vice-presidente

Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Pela segunda vez, o vereador João Jorge (MDB) foi eleito o 1° vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Ele também ocupou a função em 2024. O parlamentar ressaltou o trabalho do ex-presidente da Casa, Milton Leite, e destacou as qualidades do atual chefe do Parlamento paulistano – o vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO).

“A Câmara Municipal de São Paulo entra em uma nova era. Temos, neste ano, uma grande perda, que é a ausência do Milton Leite, que comandava muito bem essa Casa, muito democrático, com muita liderança, com muita autoridade”, disse João Jorge. “Com a eleição do Ricardo Teixeira, temos um outro perfil: um perfil mais light, mais moderado, mais tranquilo”.

João Jorge, que segue para o terceiro mandato no Legislativo paulistano, também falou sobre a expectativa do primeiro ano da 19ª legislatura, com a nova composição da Câmara. Dos 55 parlamentares, 20 são novos, representando uma renovação de 36%.

“O mais importante é que nós, da Mesa – tanto o Ricardo Teixeira, o presidente, como eu, o vice, e os demais membros – garantam aos vereadores o pleno exercício dos seus mandatos, sejam mais à direita, à esquerda ou mais ao centro. O importante é que estejamos aqui votando bons projetos para a população”, disse o 1° vice-presidente.

2° vice-presidente

Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

No terceiro mandato na Câmara, o vereador Isac Félix (PL) ocupa uma cadeira na Mesa Diretora pela segunda vez. Em 2019, ele foi o 2° secretário. Para 2025, Isac afirmou que a Mesa seguirá atenta às necessidades de São Paulo. “Dedicação, esforço, trabalho e respeito à população de São Paulo, iremos ter. Com essa nova composição da Mesa Diretora, queremos continuar fazendo o que é de melhor para a cidade de São Paulo, o que é de melhor para a população. Vamos dedicar muito tempo da nossa vida pública para cuidar das pessoas”.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar