Na manhã desta terça-feira (26/05), o presidente da Câmara Municipal, Antônio Donato (PT), se reuniu em Brasília com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Donato liderou uma comissão de presidentes de Câmaras de capitais brasileiras que entregou ao peemedebista um manifesto sobre a reforma política.
No documento, os vereadores reivindicam que qualquer mudança substancial no sistema eleitoral vigente entre em vigor depois da eleição de 2016. A Câmara dos Deputados programou votar na última semana de maio um pacote de propostas para reformar o sistema que elege do presidente da República aos vereadores.
Donato e demais vereadores que compuseram a comissão (representantes de Câmaras do Rio de Janeiro, Belém, Cuiabá e Campina Grande) tentaram sensibilizar Cunha quanto ao pouco tempo existente para que os eleitores se apropriem das alterações no sistema eleitoral.
“O modelo eleitoral que existe hoje tem pelo menos 70 anos e é bastante conhecido. Faltando pouco mais de um ano para a próxima eleição, é pouco tempo para a população assimilar as novas regras e votar com clareza”, ponderou o presidente do Legislativo paulistano.
Eduardo Cunha disse que entendeu a posição da comissão de vereadores, mas adiantou que a disposição da Câmara dos Deputados é de, qualquer alteração que for aprovada, a nova regra já valerá para a disputa municipal do ano que vem.