KAMILA MARINHO
O vereador Aurélio Nomura (PSDB), presidente da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais, recebeu o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, nesta quarta-feira (21/7), no Palácio Anchieta, sede do Legislativo paulistano.
Durante o encontro, eles conversaram sobre a importância das relações entre os dois países, a herança dos esforços dos primeiros imigrantes japoneses e o trabalho dos descendentes já nascidos em solo brasileiro. Para o futuro, firmaram o compromisso de estreitamento entre os países e como o Japão pode auxiliar o Brasil, principalmente na área da Saúde.
“A cidade de São Paulo tem essa expectativa de mais proximidade com o Japão, e com o controle da pandemia, as coisas vão transcorrer normalmente. Já está muito avançado. Para se ter uma ideia, o governo japonês fez uma grande contribuição na parte de oncologia, com a assinatura do termo de compromisso junto ao Hospital Santa Cruz, para o apoio no desenvolvimento do novo Centro de Oncologia do Hospital”, comentou Nomura.
Segundo dados do Consulado Geral do Japão em São Paulo, a população de japoneses e seus descendentes em todo o país ultrapassa um milhão e meio de pessoas. A presença da cultura japonesa no Brasil é nitidamente encontrada na mais avançada tecnologia até os sofisticados sabores da culinária japonesa.
O Cônsul Geral falou sobre a primeira visita à Câmara e também sobre a comunidade nipo-brasileira que existe em São Paulo, a maior do país. Ryosuke Kuwana se comprometeu em trabalhar em parceria com o município para haver cada vez mais desenvolvimento em todos os setores da economia paulistana, saúde e desenvolvimento.
“Vamos continuar trabalhando com os vereadores, com a Câmara e também com o prefeito. Espero que os laços entre o Brasil e o Japão cresçam ainda mais”, comentou Kuwana.