Luiz França / CMSP
A presidente da Sabesp, Dilma Pena, será convidada pela Comissão de Meio Ambiente para esclarecer questões ligadas à distribuição da água originada do Sistema Cantareira, que enfrenta uma crise em seu abastecimento. Segundo dados divulgados no site da empresa nesta terça-feira (20/5), a represa está operando com 26,2% da capacidade total.
O número, no entanto, inclui o estoque do chamado “volume morto”, que não entrava nesssa conta até a última sexta-feira, quando a empresa instalou bombas para captar essa água. Um dia antes, o nível do sistema estava abaixo dos 10%, percentual considerado crítico por especialistas.
Para o vereador Paulo Fiorilo (PT), a falta de água é atualmente um dos principais problemas da cidade. Ouvi gente falando que está recebendo água suja, que está faltando água por conta de racionamento… Nós temos um contrato entre a prefeitura e a Sabesp. Então queremos saber o que está acontecendo, quais são as principais questões colocadas, se o volume morto tem ou não problema no fornecimento, questionou o petista.
O presidente da Comissão, Gilberto Natalini (PV), elogiou a iniciativa e aprovou o convite. Precisamos esclarecer o que está acontecendo. (Da Redação)
(20/05/2014 – 14h47)