Nesta sexta-feira (13/12), a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao comerciante libanês e presidente da U.C.SP (União Comercial de São Paulo), Joseph Hanna Fares Riachi. A homenagem, entregue a pessoas nascidas em outras localidades, mas com atuação significativa na capital paulista, foi proposta pelo vereador Coronel Salles (PSD).
“Eu não tenho dúvidas de que São Paulo é essa potência graças a pessoas como o Joseph. É um libanês que adotou Brasil como seu lar por opção, e tivemos a benção de ele ter escolhido São Paulo, porque ele é uma referência para nós, uma pessoa que a gente faz questão de entregar esse Título de Cidadão Paulistano pela postura que ele sempre teve na condução da associação, e pelo espírito público da defesa dos que mais precisam. Eu estou muito honrado de ser o portador dessa homenagem”, destacou o parlamentar.
Natural de Zahle, no Líbano, Joseph chegou ao Brasil em 12 de dezembro de 1968, há 37 anos, em busca de oportunidades. Trabalhou a vida toda na região da Santa Ifigênia, região central de São Paulo, com lojas de computadores, monitoramento, acessórios eletrônicos, baterias e computadores. Sempre atuante, liderou a Associação Pró-Centro abrangendo as regiões do Brás, da 25 de Março, da Liberdade, do Bom Retiro, da Rua das Noivas e da Santa Ifigênia, área de maior comércio da América Latina, foi presidente da Câmara dos Lojistas da Santa Ifigênia, por três mandatos, e foi o idealizador do Circuito de Compras da região central.
Hoje, aos 70 anos, Joseph é presidente da U.C.SP, associação voltada aos comerciantes e moradores da região, desenvolvendo projetos junto com os órgãos públicos municipal e estadual, sempre pensando no bem-estar e segurança da população local.
“Nós estamos aqui hoje para agradecer. É com imensa alegria e gratidão que me dirijo a todos vocês neste momento tão especial na minha vida. Receber o Título de Cidadão Paulistano é uma honra que irei carregar com muito orgulho, especialmente por ser um libanês que chegou a essa cidade aos 15 anos. São Paulo sempre foi mais do que um lugar para mim, é um lar repleto de oportunidades e desafios que moldaram quem sou hoje. Agradeço muito por isso. Esse título, não é apenas uma conquista pessoal, é um reconhecimento coletivo que todos nós da Santa Ifigênia temos com a nossa comunidade”, agradeceu o homenageado.
Além de amigos e familiares, também participaram da Sessão Solene e compuseram a mesa da cerimônia de entrega do Título de Cidadão Paulistano o padre João Paulo Rizek, da Paróquia Santa Ifigênia, o coronel Alvaro Batista Camilo, subprefeito da Sé.
“Mais do que merecida esta homenagem. Desde que eu vim para São Paulo, e visito o centro, a Santa Ifigênia sempre foi pujante, sabe por quê? Porque teve pessoas que fizeram a diferença, e o Joseph é uma dessas pessoas. Apesar do título que a Câmara entrega para ele hoje, ele já é um cidadão paulistano há muito tempo. Ele é uma dessas pessoas que a gente faz questão de estar perto e admirar. Um exemplo de vida para todos nós”, ressaltou o Coronel Camilo.
A íntegra da cerimônia pode ser conferida abaixo:
Veja também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP