Em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo, nesta segunda-feira (13/11), Júlio Casares foi agraciado com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão do município de São Paulo. O homenageado tem um currículo extenso e uma história intimamente ligada ao time do São Paulo Futebol Clube. Casares é advogado, empresário, radialista e publicitário com passagens pelo SBT e Record. É presidente do São Paulo Futebol Clube desde janeiro de 2021.
O homenageado foi assessor da Câmara Municipal de São Paulo na década de 80 e lembrou com muito entusiasmo de uma época de redemocratização e de discursos incisivos. Relembrou o ex-pugilista campeão mundial de boxe, Eder Jofre, o ex-jogador da Seleção Brasileira, Zé Maria, e o jurista, Brasil Vita. Casares que é um cidadão paulistano da zona leste disse que a Medalha Anchieta significa muito para ele. ” Essa medalha é muito especial. Vai ficar num lugar onde deve representar, na prioridade, 22 milhões de torcedores. De coração, quero agradecer. Eu quero dizer que esse momento para mim é muito importante”.
O jurista Ives Gandra Martins, presidente do Conselho Consultivo do São Paulo Futebol Clube e sócio desde 1943, não economizou elogios ao presidente Casares. Em seu discurso, comentou o trabalho extraordinário que ele tem feito pelo clube, além de ser um homem cujo maior legado é o respeito ao semelhante.
O vereador Fabio Riva (PSDB), proponente da honraria, explicou que a ideia partiu do secretário de RH da Câmara Municipal de São Paulo, Celso Gabriel. Acrescentou que tem um enorme respeito pelo homenageado, porque além de ser um homem do futebol , é um entusiasta da mesma escola de samba que frequenta – a Dragões da Real – onde afinou a amizade. E contou sobre a profunda admiração por um homem que se preocupa com o bem-estar do torcedor. ” Tivemos algumas reuniões na Secretaria de Estado. A sua preocupação não era só com os títulos do time, mas sim a preocupação com o sócio, de quem frequenta o clube todos os dias. A preocupação com as enchentes. Então isso mostra o seu coração”.
Caca Vianna, secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, falou da merecida homenagem a um homem que vai além do profissionalismo e amor ao clube, mas que tem também um grande envolvimento com causas sociais.
O ex-jogador Mauro Silva, atualmente vice-presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol) também participou da solenidade.
A honraria
A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo são honrarias entregues a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo. A distinção é aprovada por dois terços dos vereadores da Casa legislativa e entregue a personalidades se destacam por suas contribuições ao município de São Paulo.
Acompanhe a Sessão Solene completa no vídeo abaixo: