RenattodSousa / CMSP
O vereador José Américo (PT) tomou posse na tarde desta quarta-feira (1º) na presidência da Câmara Municipal de São Paulo. Esse será seu segundo mandato do petista, que foi reeleito em 15 de dezembro, juntamente com a nova Mesa Diretora, para mais um ano de mandato.
Em seu discurso de posse, Américo ressaltou as conquistas da gestão passada, entre elas o número de projetos aprovados na Casa, que ultrapassou os 500. Para ele, isso mostra o peso da Câmara. O protagonismo do legislativo é um dos nossos maiores objetivos, pois a lei federal nos engessa muito. A legislação de 88 deixa muitas lacunas em relação ao poder legislativo, comentou.
Para 2014, o presidente afirmou que a Câmara pretende aprovar o Plano Diretor Estratégico até março, a Lei de Zoneamento e também a nova Lei de Edificação. No ano passado, realizamos também grandes audiências públicas, então houve um esforço de aproximação com a população. Para este ano, vamos continuar promovendo esses espaços de discussão e debate com a sociedade, disse.
Ainda segundo ele, estão previstas para 2014 a conclusão de algumas obras no Palácio Anchieta visando a otimização dos espaços e a melhoria dos trabalhos legislativos, principalmente da comunicação da Casa, que passou por um processo de integração e teve um crescimento significativo em 2013.
Mesa Diretora
Além de José Américo, tomaram posse a primeira vice-presidente, Marta Costa (PSD); o segundo vice-presidente, George Hato (PMDB); o segundo secretário, Conte Lopes (PTB); o suplente Gilson Barreto (PSDB); e a corregedora geral, Sandra Tadeu (DEM), que destacou a presença de duas mulheres compondo a nova Mesa Diretora.
Isso tudo, esse cargo é muito novo para mim, mas sei que será preciso muita paciência e sabedoria para conduzi-lo, disse.
Ouça a entrevista:
(01/01/2014 – 18h11)