A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude se reuniu no dia 17/12 para a última reunião ordinária do ano de 2020. Diversos temas foram debatidos nos encontros realizados ao longo de 2020.
Entre os assuntos discutidos estão pautas como a união do Poder Público com a sociedade civil na prevenção à gravidez na adolescência, os problemas e soluções para o bullying entre os alunos das unidades escolares do município e, em meio à crise ocasionada pela Covid-19, o risco de acidentes domésticos durante a pandemia, entre outros.
Sobre a prevenção à gravidez na adolescência, que foi tema da reunião de 20/2, a vereadora Soninha Francine (CIDADANIA), presidente da Comissão, resumiu o desafio dizendo que “os adolescentes precisam de um cuidado muito especial e de muitos profissionais, com ambiente receptivo, trabalhos em grupo, conversas, para impactar positivamente a vida deles”.
Já sobre os problemas e soluções para o bullying, a convidada Sandra Fodra, do Núcleo de Convivência da Secretaria de Educação do Estado, ressaltou que este é um desafio que deve ser enfrentado por todos e que “o trabalho é de conscientização dos educadores para atuar na melhoria das relações. E também para que os alunos saibam identificar as situações. É uma violência muito grave, e os casos não podem ficar sem ser resolvidos. Tanto os perpetradores quanto as vítimas têm que passar por atendimento”.
2020 ainda trouxe uma preocupação a mais para os educadores por meio da crise ocasionada pela Covid-19 e o risco de acidentes domésticos durante a pandemia, já que o isolamento social foi considerado pelos especialistas do mundo inteiro como a forma mais eficaz para conter a propagação do vírus, e a Comissão mais uma vez se reuniu para trazer soluções para o tema.
Queimaduras na infância, trabalho infantil, os 30 anos do ECA (Estatuto da Criança do Adolescente), depressão, e a polêmica sobre o retorno das aulas presenciais em meio à pandemia de Covid-19 foram alguns dos assuntos que estiveram na pauta da Comissão e também foram amplamente debatidos.