Fique por dentro da semana da Câmara Municipal de São Paulo em poucos minutos. Veja os destaques do Legislativo paulistano de 31 de janeiro a 04 de fevereiro.
Primeira Sessão de 2022
Na última terça (1/2), a Câmara Municipal de São Paulo deu início aos trabalhos de 2022 realizando a primeira Sessão Plenária do ano. Os vereadores participaram de forma presencial e remota. O presidente, vereador Milton Leite (DEM), informou que a eleição das comissões temáticas da Casa deve ocorrer no dia 16 de fevereiro.
O PT aproveitou a sessão para anunciar um novo líder de partido: o vereador Senival Moura (PT), que assume a liderança do Partido dos Trabalhadores no lugar do vereador Eduardo Suplicy (PT). O vereador Alessandro Guedes (PT) será o vice-líder. Já o vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC) anunciou que a liderança do bloco PSC-PSD continuará com a vereadora Edir Sales (PSD).
Medidas contra a Covid
Também na primeira Sessão Plenária, o vereador Milton Leite anunciou o endurecimento das medidas restritivas implementadas pela Câmara contra a Covid-19.
Além de estipular o corte de ponto de funcionários não vacinados, o presidente da Casa determinou a redução de 50% para 20% da capacidade dos auditórios e da galeria do Plenário.
CPI da Pirataria
O ano começou também para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pirataria, que retomou as investigações na última quarta-feira (2/2). Quatro requerimentos foram aprovados nesta primeira reunião e tratam de convites e intimações para o CEO do Circuito das Compras, o ex-secretário municipal de Urbanismo e Licenciamento e o proprietário da empresa Alcarbo Participações e Empreendimentos.
A Comissão aprovou ainda a realização de diligências externas com o objetivo de apurar possíveis irregularidades investigadas pela Comissão.
CPI dos Animais
Na quinta-feira (3/2), foi a CPI dos Animais que retomou os trabalhos. Neste primeiro encontro, os vereadores falaram sobre metas e cronograma de trabalhos para 2022.
O presidente da CPI, vereador Felipe Becari (PSD) explicou que a pandemia da Covid-19 atrapalhou os trabalhos de diligências da Comissão no último ano, mas garantiu que em 2022 haverá repressão com força policial para pegar os maus-tratos que acontecem contra animais na capital paulista.
Na próxima reunião, o vereador Rodrigo Goulart (PSD) fará a apresentação de um relatório com propostas de novas legislações.
Gostou de saber o que aconteceu nos últimos dias? Acompanhe a Câmara nas redes sociais.
Siga @CamaraSaoPaulo
Até semana que vem!