O dia 15 de outubro é o Dia do Professor. Responsável pelo desenvolvimento da educação e do País, essa foi a profissão da primeira negra a ser vereadora na cidade de São Paulo. Theodosina Rosário Ribeiro foi diretora de escola e durante sua carreira procurou combater o racismo e o preconceito.
A ex-vereadora classifica a sua experiência de educadora como “excelente”. Em uma entrevista à Câmara, ela disse que ensinava todas as matérias no primário e História para o ensino médio.
Durante seu trabalho, Theodosina prestou concurso e se tornou diretora. Cargo que ela define como “político”. “Na minha época, os diretores de escola lutavam muito para que o professorado tivesse melhores condições de trabalho”, afirmou.
O cargo de professora, lembrou Theodosina, tinha status e era considerado como o de uma autoridade. “Ganhávamos bem e nos esforçávamos. Havia até a figura do ‘marido da professora’ que era aquele homem que vivia às custas do trabalho da mulher”, disse.
A história da atuação de Theodosina na política e na vida acadêmica pode ser lida na íntegra no Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo.