pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da capital paulista está disponível para consulta pública

Por: DANIEL MONTEIRO - DA REDAÇÃO

31 de janeiro de 2022 - 14:15

Categorias

Foi lançado no último dia 26 de janeiro, pela Prefeitura de São Paulo, o primeiro PMDE (Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico) da capital paulista. A proposta foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em parceria com a sociedade civil e o setor privado.

Disponível para consulta pública até fevereiro neste link, o documento está dividido em cinco eixos, 15 diretrizes, 35 propostas e 119 ações de curto, médio e longo prazo que visam impulsionar a retomada econômica da cidade, além de promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo para um horizonte de 10 anos, por meio da introdução de uma agenda que aproveite as virtudes e potenciais da economia paulistana e, ao mesmo tempo, guie o planejamento de políticas públicas capazes de enfrentar seus desafios e superar suas fragilidades, inclusive frente a crescente exposição ao mercado internacional e aos novos desafios de competitividade.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 2022-2032 começou a ser produzido em 2019, por meio de estudos, levantamentos e encontros participativos, visando conhecer melhor as necessidades da população e do setor privado, especialmente nas periferias. Para a elaboração da proposta, a equipe responsável pela elaboração do Plano, que conta com o apoio da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), levou em conta sugestões recebidas do setor privado e da sociedade civil, os impactos econômicos dos dois últimos anos provocados pela pandemia do novo coronavírus e também analisou os principais planejamentos do município, como o Plano Plurianual, o Plano Diretor Estratégico, o Programa de Metas, a Agenda 2030 e o Plano de Ação Climática, com o objetivo de ter um maior impulsionamento do Poder Público nas ações e diretrizes estruturantes para a retomada econômica da cidade no pós-pandemia.

Dentre outros pontos, o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 2022-2032 propõe a atuação de todas as secretarias municipais e órgãos públicos para que, em conjunto com o setor privado e a sociedade, ocorra uma estratégia integrada de desenvolvimento, identificando vocações regionais, necessidade de obras públicas, desburocratização, desestatização, qualificação da mão de obra, benefícios sociais, geração de renda e promoção cultural.

Além disso, o documento propõe ações para impulsionar o turismo de compras na cidade, posicionando São Paulo como o maior centro comercial do país; ampliar e fortalecer a qualificação profissional, buscando reduzir a defasagem de mão de obra; implantar, ativar e impulsionar distritos criativos, fortalecendo as vocações vinculadas à economia criativa de cada região; e criar um selo municipal que incentive e fomente a implementação de práticas e ações de responsabilidade social e ambiental.

Foram identificados 10 setores considerados estratégicos para a administração municipal, que totalizam mais de 70% dos empregos da capital: comércio e varejo; economia verde e sustentabilidade; economia criativa; educação e qualificação; infraestrutura, mobilidade e construção; indústria; saúde, esporte e qualidade de vida; serviços financeiros e profissionais; tecnologia e inovação; turismo e gastronomia.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 2022-2032 está disponível para consulta pública neste link

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar