CAROL CÂMARA
DA TV CÂMARA
Nesta segunda-feira (09/4) Dom João Henrique de Orleans e Bragança recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal. O Príncipe João de Orleans e Bragança é bisneto da Princesa Isabel e um dos herdeiros da Família Imperial brasileira. O Príncipe é de Petrópolis, Rio de Janeiro.
“Quem gostaria de me ver aqui hoje seria meu tataravô Dom Pedro I, que teve uma relação muito forte com São Paulo e onde a gente teve a Independência do nosso País. A minha relação é histórica com a cidade”.
Dom João é fotógrafo e empresário. Sua paixão pela fotografia vem de família. Dom Pedro II é considerado um dos primeiros fotógrafos do País. Em 1987 João Orleans de Bragança estreou como profissional em exposições e desde então percorreu o Brasil para registrar em imagens os descendentes de escravos em Trajano de Moraes, no interior do Rio de Janeiro, o trabalho de voluntários na periferia de São Luiz, no Maranhão, e os índios ianomâmis do Alto Rio Negro, no Amazonas.
“Minha paixão pela fotografia começou com a minha paixão pelo Brasil, pela identidade brasileira, pela nossa cultura, pela nossa miscigenação, nossa mistura de raças, que é o nosso grande patrimônio.”
Dom João estudou zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mas teve de interromper o curso para ajudar o pai em Paraty, onde hoje tem uma pousada. O autor da homenagem, vereador David Soares (DEM), destacou o engajamento de Dom João.
“Uma pessoa que tem amor pelo Brasil, principalmente uma pessoa engajada a ajudar na democracia. Tem participado das últimas manifestações de rua porque quer o melhor do nosso País. São pessoas como esta que abrilhantam a nossa sociedade e São Paulo fez uma justa homenagem a um dos membros da família real que participa de uma forma positiva da história do nosso País”.