Na Sessão Plenária desta terça-feira (5/12), os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo tiveram até cinco minutos para discursar sobre temas de livre escolha. Os trabalhos de hoje foram conduzidos pelo 1º vice-presidente da Casa, vereador Xexéu Tripoli (PSDB).
A proposta do governo estadual em privatizar a Sabesp esteve entre os assuntos mais debatidos no Plenário. O projeto que prevê a concessão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo está em discussão na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
A bancada do PT se posicionou contrariamente à privatização da empresa. Quatro parlamentares da sigla subiram à tribuna para defender que a Sabesp continue sendo pública. Para o vereador Alessandro Guedes (PT), caso a concessão seja aprovada, a qualidade do serviço será prejudicada.
“Imagina você, cidadão, se os R$ 3 bilhões que a Sabesp gera de lucro hoje fossem revertidos para melhorar o atendimento ao cidadão, para melhorar a qualidade da água, para fazer a água chegar nos bairros e para reduzir a tarifa para aqueles mais humildes?”, questionou Guedes. “Tanta coisa boa dá para fazer com esses R$ 3 bilhões que a Sabesp gera de lucro, e estamos prestes a ver o governador Tarcísio entregar essa empresa importante do Estado para um grupo de empresários”.
O vereador Manoel Del Rio (PT) também quer que a Sabesp siga sendo administrada pelo governo. “Existe uma narrativa dizendo que as empresas públicas não servem, e as empresas privadas são boas. É ao contrário. É só analisar o hall de empresas privadas, que dão imensos prejuízos à população em geral, e as empresas públicas, que prestam serviço de excelência”.
Os vereadores Senival Moura (PT), líder da bancada petista na Câmara Municipal de São Paulo, e Hélio Rodrigues (PT), integrante da Comissão Especial de Estudos da Casa que analisa a possível privatização da Sabesp, foram os outros parlamentares do partido que criticaram a proposta de concessão.
Ainda sobre a Sabesp, a vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) disse que percorreu trechos da zona leste nesta manhã e encontrou problemas causados pela Companhia. De acordo com ela, em uma das ruas visitadas havia vazamento de água e esgoto a céu aberto. “Que mande imediatamente a Sabesp tomar alguma providência, porque amanhã, depois de amanhã, eu estarei indo nesse local para observar se alguém foi lá, porque esse desperdício de água temos que parar e dar um basta”.
Acessibilidade
Da tribuna do Plenário, o vereador Eli Corrêa (UNIÃO) lembrou que em 5 de dezembro é celebrado o Dia da Acessibilidade. Segundo o parlamentar, cerca de 3,5 milhões de pessoas que vivem na Região Metropolitana de São Paulo possuem algum tipo de deficiência.
Ele considera que o tema deve ser prioridade, promovendo ações que garantam igualdade a todos. Eli também cobrou mais investimentos em acessibilidade, principalmente nas comunidades periféricas. “Como um dos princípios básicos dos direitos humanos a acessibilidade se insere em um contexto mais amplo da promoção da igualdade”.
Freguesia do Ó
Já a vereadora Sandra Santana (PSDB) estendeu o convite a todos que queiram participar do evento “Vila de Natal”. As atividades acontecem no Polo Cultural, Gastronômico e Turístico, no Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, na Freguesia do Ó, zona norte da cidade.
Esta é a terceira edição do “Vila de Natal”. A programação se iniciou no fim de semana passado e segue nos próximos dois sábados (9/12 e 16/12), a partir das 18h. A parlamentar reforçou a importância do evento, que além de promover a cultura, gera emprego e renda na região. “Um momento que tem levado tanta família a ocupar espaços públicos, que tem fomentado a cultura e que tem apoiado o desenvolvimento econômico”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (6/12), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária de hoje.