Na primeira reunião ordinária do ano, realizada nesta quinta-feira (4/5), a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo aprovou três requerimentos convidando representantes da segurança pública municipal para apresentarem os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em torno da segurança de estudantes, professores e de toda a comunidade escolar, após episódios de violência dentro de instituições de ensino do país.
O primeiro requerimento de autoria do vice-presidente da Comissão, vereador George Hato (MDB), convida representantes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana para apresentações de dados e levantamentos sobre a intensificação dos trabalhos de rondas da Guarda Civil Metropolitana nas portas das unidades escolares da capital.
Os outros dois requerimentos aprovados convidam os representantes da Coordenação de Políticas da Secretaria Municipal de Educação, e da coordenação de Políticas para a Criança e Adolescente da Secretaria municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, para prestarem esclarecimentos a respeito de segurança nas escolas.
Para a presidente da Comissão, vereadora Rute Costa (PSDB), as oitivas são fundamentais para o andamento dos trabalhos do colegiado. “Porque os problemas estão aí, estão assolando as escolas, não só da rede pública, mas também da particular. Então tudo o que é ligado a infância e a preocupação com ela toca essa Comissão”.
Na mesma linha, a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) defendeu a realização de Audiências Públicas voltadas para o tema para entender e tratar na raiz o problema. “Porque a gente também esse ano faz uma discussão importante que são os Conselhos Tutelares, que também são outros espaços importantes na rede de proteção do município a crianças, adolescentes e jovens. Então eu acho que a gente inicia esses trabalhos com questionamentos importantes”, ressaltou a parlamentar.
A reunião desta quinta-feira, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, contou também com a participação dos vereadores George Hato (MDB), Luana Alves (PSOL) e Ely Teruel (PODE).