Nesta terça-feira (9/8), a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo abordou os problemas de segurança e zeladoria que tem causado prejuízos para os comerciantes na região central da cidade. Durante a reunião, representantes de entidades falaram sobre os transtornos na rua Santa Ifigênia, conhecida pelo comércio popular de eletrônicos, que vem sofrendo os impactos do aumento do fluxo de usuários de drogas em diversas ruas do centro.
Entre as entidades que participaram da reunião está o Sindegtur (Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo). A presidente do sindicato, Adriana Gradim Perdiza, cobrou ações de melhorias voltadas à segurança em rotas turísticas na cidade. “Nós, a categoria, precisa de ações imediatas, nós não temos mais como trabalhar da forma como está sendo feito. A questão de roubos e furtos tem sido grande e nós vamos continuar recomendando que os guias não façam tour a pé no centro de São Paulo e sim, de forma panorâmica, enquanto a situação não melhorar”.
O presidente da Comissão, vereador Rodrigo Goulart (PSD), reconheceu as dificuldades em contornar os problemas da região central da cidade, mas informou a criação de uma força tarefa para buscar soluções. “Não só das equipes de segurança, tanto do município quanto do Estado, mas a integração também da assistência social e da saúde. É isso o que a gente tem buscado e agora trazendo também essa bandeira do turismo, a gente já tem sentido bastante o impacto”, ressaltou.
Integração de parques
Também foi realizada uma apresentação – seguida de um debate – sobre a Portaria 222/2022, da Secretaria de Governo Municipal, que institui o Grupo de Trabalho intersecretarial para planejamento e execução da Trilha Interparques (Trilha de Longo Percurso) que irá conectar unidades de conservação municipais e outras áreas protegidas na zona sul, na região do polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé. O objetivo do grupo, do qual a Comissão de Turismo agora faz parte, é o de instituir e fortalecer as ações de turismo integradas à proteção e conservação da natureza, envolvendo a população local e seu entorno direto e indireto.
A reunião desta terça, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, também contou com a participação da vereadora Sandra Santana (PSDB).