pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Problemas no Hospital do Campo Limpo preocupam vereadores

28 de outubro de 2009 - 04:39

Categorias

Juvenal Pereira
Comissão de Saúde
Vereadores aprovaram parecer favorável ao projeto que inclui profissionais de saúde bucal nas equipes de saúde da família

 

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo, na sua reunião desta quarta-feira (28/10), recebeu relatórios do Conselho Regional de Medicina e do Conselho Regional de Enfermagem apresentando deficiências do Hospital do Campo Limpo.
 
Entre os problemas verificados nas visitas realizadas por essas entidades, estão inexistência de quartos para isolamento, de poltronas ao lado dos leitos e nos corredores do Pronto Socorro Infantil, de campainha de chamado ao alcance dos pacientes, falta de equipamentos, superlotação dos Pronto-Socorros adulto e pediátrico, ausência da etapa de diagnóstico da enfermagem em todas as unidades e limpeza inadequada do ambiente hospitalar.
 
Os vereadores pretendem ouvir o diretor do hospital. “Faltam no Hospital do Campo Limpo quase 100 médicos, existem aparelhos quebrados há dois, três anos, aparelhos que estão para ser instalados há mais de três anos. Faltam coisas elementares”, assinala o vereador Jamil Murad (PCdoB).
 
A Comissão também aprovou parecer favorável de Murad ao PL 236/07, do ex-vereador Carlos Neder, que inclui profissionais de saúde bucal nas equipes de saúde da família do Município.
 
“Tradicionalmente, só os brasileiros que têm dinheiro, têm assistência de saúde bucal. Em nível federal, há o Programa ‘Brasil Sorridente’, que oferece aparelhos odontológicos. O projeto do Carlos Neder é um grande avanço, porque aqui no Brasil as pessoas com 12, 15 anos de idade muitas vezes não têm mais nenhum dente. Mesmo colocando uma dentadura, a mastigação é deficitária, prejudica a alimentação”, conclui Murad.
 
Foram aprovados dois requerimentos ainda. Um da vereadora Juliana Cardoso (PT) que solicita da Secretaria Municipal da Saúde esclarecimentos da UBS-Sé pelo fato de ela exigir documentos para entrega de preservativo. Outro, do vereador Murad, que convida o diretor do Hospital do Campo Limpo e o representante do Ministério Público para explicarem o desligamento da instituição do médico neurocirurgião de carreira, Jair Urbano da Silva. Urbano representou ao MP por causa da sua dispensa.
 
Confira demais projetos cujos pareceres favoráveis foram aprovados pela Comissão:
 
PL 580/06, do vereador Paulo Frange (PTB)
PL 146/09, da vereadora Marta Costa (DEM)
 
Participaram da reunião os vereadores Juliana Cardoso, presidente; Sandra Tadeu (DEM); Milton Ferreira (PPS); Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB); Claudio Prado (PDT); Noemi Nonato (PSB); e Jamil Murad.
 
 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Comissão de Saúde
Faltam equipamentos no Hospital Municipal do Campo Limpo
Juvenal Pereira
Milton Ferreira
O vereador MIlton Ferreira integra a Comissão de Saúde
Juvenal Pereira
Jamil Murad
Murad quer levantar reais razões da dispensa do médico Jair Urbano do Hospital do Campo Limpo

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar