pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Processo de licitação para construção de escolas é questionado por vereadores

19 de maio de 2010 - 05:07

Categorias

RenattodSousa
Finanças
LDO para o exercício de 2011 reserva R$ 600 milhões para construção de 155 instituições de ensino

 

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara ouviu nesta quarta-feira (19/05) o diretor de departamento técnico (Edif) da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Valter Luiz Vendramin, a respeito do processo licitatório para a construção de 155 escolas, orçadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2011. 

Vendramin explicou que a demanda sempre é apresentada pela Secretaria de Educação e que cabe ao Edif buscar os terrenos e acompanhar o processo. “Recebemos a demanda, a partir daí informamos a indicação do terreno a ser construído, e a Secretaria de Educação informa se o local atende suas necessidades. Fazemos então o planejamento, o projeto e o orçamento. Mas a licitação é feita pela Secretaria de Infraestrutura; e após a escolha das empresas, publicamos a ordem de serviço e fiscalizamos a edificação.”

 

A licitação será dividida em 15 lotes de dez escolas e somente poderão participar duas empresas por consórcio. O valor destinado às obras é R$ 600 milhões.

 

O diretor de Edif ressaltou ainda que os modelos pré-moldados podem ser concluídos entre 8 e 10 meses. Em contrapartida, as construções tradicionais de concreto podem chegar a 15 meses. Porém, no primeiro modelo o custo pode ficar até 16% maior do que o tradicional.

 

O vereador Donato (PT) mostrou sua preocupação com o processo licitatório. “Acredito que não teremos todas as escolas concluídas em 2011. Vamos acompanhar o edital, que ainda não foi lançado, e o processo de licitação, para verificar se não há algum direcionamento. O que não pode acontecer é tudo ficar na mão de grandes grupos. Poderíamos ter 155 empresas diferentes construindo uma escola cada; ganharíamos até em tempo de conclusão”, disse.

 

Requerimentos

 

Os parlamentares aprovaram durante a reunião ordinária três requerimentos de autoria do vereador Donato (PT): solicitação de informações da Prefeitura a respeito dos compromissos firmados pela cidade de São Paulo para sediar a Copa de 2014; e planilha contendo medições referentes aos serviços de limpeza pública da capital; convite ao secretário de Infraestrutura Urbana a respeito da mudança de traçado o túnel que ligará a Avenida Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes.

 

Projetos

 

Os vereadores analisaram, com parecer favorável, dois projetos de lei durante o encontro:

 

PL 628/09, do vereador Adolfo Quintas (PSDB); e

PL 672/09, do vereador Penna (PV).

 

Participaram da reunião os vereadores Gilson Barreto (PSDB), Aurélio Miguel (PR), Milton Leite (DEM), Atílio Francisco (PRB), Donato, Souza Santos (PSDB) e Tripoli (PV).

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Finanças
Vereador Donato
Juvenal Pereira
Finanças
Comissão de Finanças e Orçamento
Juvenal Pereira
Finanças
Valter Luiz Vendramin, diretor do departamento técnico da Secretaria de Infraestrutura Urbana

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar