Representantes de diversos municípios da região metropolitana de São Paulo vieram para a reunião preparatória da Conferência Produção Mais Limpa desta quinta-feira (21). O evento, que busca discutir a sustentabilidade e formular políticas públicas para resolver os problemas de São Paulo, terá pela primeira vez a contribuição das cidades vizinhas.
Juntos vamos poder apresentar o que já deu certo, o que pode ser utilizado pelo outro, disse a organizadora da conferência, Tatiana Tucunduva, que elogiou a iniciativa dos municípios em buscarem a Produção Mais Limpa conjuntamente.
O vereador Natalini (PV), idealizador da conferência, observou que tanto vereadores quanto secretários do Meio Ambiente manifestaram seu interesse em participar do evento. Na reunião desta quinta-feira, Temístocles Cristófaro, responsável pela pasta em Ribeirão Pires, esteve presente.
Segundo ele, o maior enfoque do seu trabalho é resgatar a vocação da cidade como estância turística, e para isso é preciso conversar melhor a represa Billings. Ele lembrou que a cidade fica inteiramente localizada em área de manancial, e que grande parte da população trabalha na capital paulistana, gerando grandes descolamentos e problemas com a mobilidade urbana.
Denise Venturici, Secretária de Meio Ambiente de Diadema, também afirmou seu interesse em discutir com São Paulo a situação da Billings. Começa pelo desassoreamento nosso trabalho em defesa da sustentabilidade. Estamos em uma gestão inovadora, priorizando algo que nunca teve atenção antes, explicou.
Para Tatiana, a Conferência Produção Mais Limpa será o momento dessas cidades trocarem práticas. Seguimos mais ou menos a linha do C40, disse, referindo-se ao encontro das 40 maiores cidades do mundo, do qual São Paulo participa.
Academia
O vereador Natalini elogiou a mobilização das universidades na organização da conferência. Entre as que já participam do evento, estão a Universidade de São Paulo, Mackenzie, Metodista e UNIP. Para Tatiana, essa mobilização é obrigatória quando se fala de sustentabilidade. É isso dar respaldo técnico para a discussão dos problemas, para então sairmos com uma política pública, completou.
A próxima reunião preparatória para a Conferência Produção Mais Limpa será em 21 de maio, na Sala Vieira de Mello da Câmara Municipal. O evento ocorre em 11 de setembro, no Memorial da América Latina.
(21/3/2013 – 12h57)