pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Professor Francisco Capuano Scarlato recebe honrarias da Câmara

Por: HELOISE HAMADA - DA REDAÇÃO

8 de dezembro de 2022 - 19:04

A Câmara Municipal de São Paulo realizou a entrega da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão ao professor doutor Francisco Capuano Scarlato, na tarde desta quinta-feira (8/12). A solenidade foi presidida pela vereadora Juliana Cardoso (PT) e realizada no prédio de Geografia e História da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo).

Nascido na capital paulista em março de 1939, Scarlato é bacharel em Geografia e História e hoje continua lecionando no Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana da USP. “O professor Scarlato enxerga o desenvolvimento da cidade, de todos os lugares em que ele é chamado e, acima de tudo, forma outras pessoas para poderem compreender que a gente pode fazer grandes mudanças, mas a gente precisa enxergar a vida da pessoa, do ser humano que está ali. Por isso que hoje, para mim, essa homenagem ao professor é muito importante”, explicou a vereadora Juliana Cardoso (PT).

Em seus anos dedicados ao ensino e à pesquisa, o professor procurou estudar e compreender a cidade de São Paulo, com tem uma relação de “mais amor do que ódio”, como ele mesmo diz. “Eu me sinto feliz. Estou com uma sensação estranha, parece que eu incorporei fisicamente a cidade, estou vivendo a cidade. A cidade que eu amo, pode parecer meio estranho porque é uma cidade com tanta brutalidade, com tanta pobreza, mas com o convívio a gente aprende também com o sofrimento a amar”, afirmou o homenageado.

Os componentes da mesa solene fizeram questão de ressaltar a importância do trabalho de Scarlato e sua paixão por ensinar e por formar alunos. “Até bem pouco tempo atrás ele adorava fazer trabalho de campo com os alunos indo para o centro. Então, sempre foi uma pessoa muito dinâmica e eu aprendi muito a respeitá-lo. Hoje a gente dá aula juntos, embora ele esteja aposentado, na pós-graduação. E é sempre muito prazeroso estar junto com ele”, disse a professora e amiga do homenageado, Glória Anunciação Alves.

O diretor da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), Paulo Martins, salientou que Scarlato é uma “figura importantíssima do ponto de vista da geografia humana” e que as honrarias orgulham a todos da USP. “O trabalho dele transforma em algo muito importante as nossas raízes nessa nossa cidade a partir do bairro de nascimento dele que é o Bixiga. Então, talvez tenha sido um dos primeiros geógrafos a lidar com essa questão humana das origens desse bairro que é tão marcante para a cidade”, ressaltou.

A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão são homenagens geralmente concedidas conjuntamente a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos.

“É um orgulho muito grande a gente estar aqui hoje nessa homenagem ao meu pai. Essa celebração é ímpar na vida dele e para mim é um orgulho ver o meu pai, depois de tantos anos de serviço na Universidade de São Paulo, estar aqui e receber esse reconhecimento. Esse prêmio para mim é maravilhoso”, comentou a filha do homenageado, Alessandra Scarlato.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar