O professor Victor Aquino Gomes Correa recebeu nesta quarta-feira o Título de Cidadão Paulistano em sessão solene realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB).
Nascido no Rio Grande do Sul, Correa chegou em São Paulo há 47 anos. Poeta e autor de mais de 90 livros e pesquisas, desde 1991 é professor titular de publicidade na Escola de Comunicações e Artes da USP — onde já atuou como diretor, vice-diretor, presidente das comissões de graduação, pós-graduação e de cultura e extensão universitária. Foi também membro da comissão que inseriu a USP na TV Universitária e presidente da Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social (Abecom).
“Uma pessoa que de fato forma opiniões, que tem ideias consistentes e faz a diferença na Universidade. O Victor Aquino é, além de tudo, um grande escritor, tem vários livros muito interessantes e com um senso de humor refinado. Ele é de fato um patrimônio que a cidade tem”, destacou o professor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Cardoso.
Para o vereador Eliseu Gabriel, a homenagem representa o reconhecimento de um bom exemplo. “É uma pessoa maravilhosa, uma pessoa que ajuda São Paulo a ser melhor, que ajuda os alunos a crescerem e que tem um papel muito importante na educação em São Paulo e no Brasil. Eu, particularmente, tenho muita certeza de que essa homenagem é justa, é boa para que as pessoas vejam o exemplo dele, de como é importante uma pessoa com esse perfil para cidade de São Paulo”, ressaltou.
“É uma homenagem mais que merecida. Um título que ele merece pelos excepcionais trabalhos que exerceu ao longo de sua carreira”, reforçou seu filho, Tulius Sakuma Gomes Correa, durante a cerimônia.
O mais novo cidadão paulistano acredita que o título é a confirmação de sua personalidade paulistana. “Eu me formei e me fiz aqui e devo tudo a esta cidade, com todos seus problemas, as suas contrariedades, aquilo tudo que todos enfrentam e que eu também enfrentei. Essa cidade me formou, ela me tornou uma pessoa típica do lugar. Duvido que alguém, conversando comigo, diga que sou de outro lugar. É algo muito emocionante para mim, muito gratificante”, disse, emocionado.
O mestre Victor Aquino é merecedor desta distinção em gênero e grau pelo sua dedicação, amor a profissão, a grandeza, o amor que tem as suas raízes do RGS e de Tupanciretã para o qual nunca esqueceu. Tenho orgulho de te-lo com um amigo admirável.