Na semana dos professores, a Câmara Municipal de São Paulo entregou o Título de Cidadã Paulistana à Maria Walneide Ribeiro de Oliveira Romano, uma das lideranças da APAMPESP (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo). A honraria foi entregue pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), que celebrou a trajetória da mais nova cidadã paulistana.
“Ela se torna com a Lei, uma cidadã paulistana pela vasta contribuição que tem dado à educação pública na cidade e no Estado de São Paulo. A professora Maria Valneide, além de sua atuação como professora na rede de ensino, é também presidente da APAMPESP que cuida dos interesses dos educadores aposentados. Ela é admirável!”, salientou o parlamentar.
Natural de Presidente Bernardes (SP), Maria Walneide Ribeiro de Oliveira Romano é formada em Pedagogia e tem Licenciatura Plena em História e Geografia. Foi professora por quase três décadas de carreira no ensino público dos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A homenageada já atuou em entidades como a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) e o IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) em Presidente Prudente. Na APAMPESP, ela ocupa a presidência da diretoria executiva desde 2018 e trabalha em pautas de defesa dos educadores aposentados.
Recentemente, a professora Maria Walneide concretizou o projeto da Casa do Professor Aposentado, espaço que oferece acomodações a preços módicos para professores aposentados que necessitam de hospedagem na capital paulista.
A Sessão Solene contou com a presença de políticos como a deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP), o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP), da vereadora da cidade de Presidente Prudente, Joana D’arc Patrício do Nascimento (UNIÃO), além de amigos, admiradores e familiares da professora.
Para Maria Valneide, a honraria recebida se estende a todos os educadores do país. “Eu estou muito emocionada e muito gratificada com essa homenagem. A gente não escolhe onde nasce, mas quando a gente recebe um título desse de cidadão da cidade é motivo de muita honra e muita gratidão. Eu penso que não fiz nada para merecer essa honraria, eu só defendo os direitos dos professores aposentados. A luta do professor é muito grande, estar aqui na semana do dia dos professores é muito especial para mim. Espero que todos se sintam homenageados também!”.
Veja no vídeo abaixo como foi a Sessão Solene.
Confira o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP