pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Professores Jorge Scartezzini e Ana Maria Scartezzini são homenageados em solenidade na Câmara

Por: DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

9 de novembro de 2020 - 22:00

Categorias

André Moura | REDE CÂMARA

Na noite desta segunda-feira (9/11), a Câmara Municipal de São Paulo realizou solenidade de homenagem e reconhecimento público aos professores e advogados Jorge Scartezzini e Ana Maria Scartezzini, considerados referências na área do Direito.

No evento, também foi divulgado o livro “Estudos em homenagem aos professores Jorge Scartezzini e Ana Maria”, organizado por Carlos Eduardo Pellegrini, professor de pós-graduação em Direito Penal da Escola Paulista de Direito e delegado de Polícia Federal, e por Fabrício Bolzan de Almeida, advogado, doutor em Direito Administrativo e professor de pós-graduação.

Os autores são ex-alunos do curso de Direito da FMU (Universidade Faculdades Metropolitanas Unidas). O livro apresenta uma coletânea de artigos em homenagem aos professores Jorge Scartezzini e a Ana Maria Scartezzini. “Nós somos, hoje, professores há mais de 15 anos e eles foram nossos professores há mais de 25 anos, na nossa graduação. É um sentimento de gratidão, honrar os professores. Eu lembro deles com muito carinho, com muita ternura, porque eles são carinhosos e tem uma ternura no trato com os alunos”, afirmou Carlos Eduardo Pellegrini.

“A professora Ana Maria foi a minha primeira professora de direito administrativo na faculdade. Eu hoje sou professor de direito administrativo, eu escrevo direito administrativo, então a primeira inspiração na disciplina que eu leciono foi da professora Ana. E o professor Jorge, eu tive o prazer de participar da posse lá no Superior Tribunal de Justiça, a convite da família. Então, a gente compartilhou não somente momentos profissionais, mas também momentos pessoais bem importantes”, completou Fabrício Bolzan de Almeida.

Ao final da solenidade, Jorge Scartezzini agradeceu a homenagem. “Estou realizado e feliz. Muito feliz. Foram muito gentis e muito amáveis. Eu acho que não merecia tão grande homenagem, mas estou muito feliz”, disse. O advogado também falou sobre a importância do Direito na vida das pessoas. “Você nasceu e precisa ser registrado no nascimento. Você vive praticando atos jurídicos: casa, separa, recebe bens, salários… Até ao final da sua vida, até depois da sua morte você está ligado ao Direito”, pontuou.

Emocionada, Ana Maria Scartezzini destacou o sentimento de valorização na homenagem. “Sinto muita gratidão, muita emoção. Eu já antevia que iria me emocionar, porque realmente é surpreendente essa gentileza. Recordar professores depois de tanto tempo e fazer tudo com tanto carinho. É trabalhoso você deixar a sua vida normal para se dedicar a fazer uma homenagem para os outros. Nós estamos muito felizes e muito honrados com essa lembrança, com essa gentileza, com essa generosidade”, comentou.

A solenidade foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Eduardo Tuma (PSDB). Acompanharam o evento representantes da área do Direito, ex-alunos e familiares dos homenageados.

Histórico

Jorge Tadeo Flaquer Scartezzini é advogado especialista em Direito Privado e professor de Direito Civil. Foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, juiz federal da Seção Judiciária de São Paulo, juiz do Tribunal Regional Eleitoral e procurador do Município de São Paulo, dentre outras funções.

Ana Maria Goffi Flaquer Scartezzini é advogada especialista em Direito Público Administrativo e Tributário, professora de Direito Administrativo e desembargadora federal aposentada do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, tendo sido a primeira mulher a exercer a função no Estado de São Paulo. Também foi juíza federal da Seção Judiciária de São Paulo, procuradora do município de São Paulo, juíza do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, entre outros.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar