Professores e representantes de sindicatos da educação criticaram um projeto de lei em tramitação que prevê a ampliação do horário das creches na capital paulista. De acordo com os participantes da audiência pública realizada neste sábado (6/12) pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes, a proposição, se aprovada, vai desqualificar o ensino infantil.
A proposta em questão é o Projeto de Lei (PL) 202/2013, do vereador Laércio Benko (PHS), que cria o Programa de Ampliação do Atendimento em creches ou entidades equivalente para crianças de até cinco anos. O horário de funcionamento passaria a ser até as 21h em dias úteis.
“Essa faixa etária é uma etapa de uma delicadeza que requer um olhar pedagógico cuidadoso, e não se pode querer institucionalizar a criança. Elas precisam ter um convívio com a família e nesse horário elas já deveriam estar em suas casas”, afirmou presidente do Sindicato da Educação Infantil, Claudete Alves. Ela ainda falou que os professores precisam preparar as aulas. “Essa criança tem direito ao acesso a educação infantil e os educadores precisam fazer o planejamento pedagógico, mas esse projeto não prioriza isso”, acrescentou.
Para a diretora do Sinpeen (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal), Patrícia Pimenta, ampliar o horário de funcionamento das creches prejudicará o desenvolvimento dos alunos. “Os danos psíquicos, cognitivos e de desenvolvimento dessas crianças serão muitos se elas ficarem tanto tempo na instituição. Se os pais trabalham e não tem com quem deixar seus filhos, isso deveria ser pensado por outras secretarias, como uma política de assistencialismo, mas isso não pode ser confundido com as escolas”, sinalizou.
O presidente da Comissão de Educação, vereador Reis (PT), afirmou que o debate do projeto é importante e as críticas dos profissionais da educação serão encaminhadas para os outros vereadores. “A creche é um espaço para se educar as crianças, mas não no sentido de hotel. Os pais estão trabalhando e deixam seus filhos nas creches para aprendizado, mas parece que houve um desvirtuamento dessa ideia, do que de fato é o centro de educação infantil”, disse.