RenattodSousa
Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV), a Câmara Municipal de São Paulo homenageou nesta segunda-feira os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), criado em 1994 para complementar o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa Saúde da Família é uma reorganização do modelo assistencial, que prioriza a prevenção das doenças ao tratamento. É executado por equipes multiprofissionais, instaladas em unidades públicas de saúde. Cada equipe é responsável pelos cuidados com um determinado número de famílias, cujo total de membros não pode ultrapassar 4 mil, em uma área delimitada. Assim, garantem um atendimento humanizado, personalizado e de longo prazo.
“Eu sou um dos médicos que mais defende o Programa de Saúde da Família. Fui um dos pioneiros a travar essa batalha e tive uma participação grande na implementação desse programa no Brasil. Quando fui presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, aumentamos as equipes do Programa Saúde da Família de 1.800 para 18 mil, ampliando o número dez vezes. Além disso, hoje é o dia municipal do médico da família, mas a sessão não é para homenagear apenas a eles, mas sim todas as equipes que trabalham no programa”, disse o vereador.
Durante o evento, 28 pessoas representando entidades públicas foram homenageadas.
Fizeram parte da mesa, além do vereador proponente, a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, representando a Secretaria Municipal de Saúde, Edjane Torreão; o ex-secretário de Saúde de São Paulo e coordenador do Programa Saúde na Família da Santa Casa de Misericórdia, José da Silva Guedes; a presidente da Associação Paulista de Medicina da Família e Comunidade, Fernanda Plessmann de Carvalho; a diretora do Departamento de Medicina de Família da Associação Paulista de Medicina, Sara Turcott; e o membro da Câmara Técnica de Medicina da Família e Comunidade, Martim Elviro de Medeiros Junior.
(05/12/2011 20h55)