pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Shirlei Maria de campos

Gostaria muito de fazer o curso
Como eu faço

Roseane Maria da Silva Reis

Quero muito fazer o curso como devo proceder?
Grata
Roseane

Tatiana marques

eu sou estudante de enfermagem e gostaria de fazer este curso também.como é que eu faço para me escrever?

Tatiana marques

sou estudante de enfermagem e gostaria tambem de partipar desse curso.como é que faço?

Contribuições encerradas.

Profissionais participam de curso de capacitação para cuidadores de idosos na Câmara

Por: - DA REDAÇÃO

28 de maio de 2015 - 13:19

Categorias

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (28/5) o Curso de Boas Práticas para Atenção à Pessoa Idosa. Durante as aulas, os mais de 100 participantes aprenderam com especialistas de diferentes áreas da saúde a lidar com os principais problemas que surgem a partir da terceira idade.

O Brasil, atualmente, tem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 65 anos. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2060 a população nessa faixa etária deve quadruplicar. “A figura do cuidador de idoso é cada vez mais comum com o aumento de pessoas  na terceira idade. Mas, para isso, esse responsável deve estar preparado para enfrentar os desafios do dia a dia”, explicou a psicóloga e proprietária da empresa Apoio – especializada em cursos de capacitação -, Márcia Chorro dos Santos.

A cuidadora Edwiges Fátima Ribeiro cuida de uma senhora de 94 anos. Para ela, esse curso é fundamental para aprimorar as técnicas e poder cuidar melhor de sua cliente. “Precisamos ter muita paciência e ser tolerante para fazer esse trabalho. Mas quando fazemos com amor, isso fica fácil de resolver. As aulas são importantes para aprender tudo isso, como conseguir dar mais amor para esse idoso”, disse.

O curso, gratuito, é dividido em aulas de orientação sobre o que é o envelhecimento, as principais doenças da terceira idade e como proceder em caso de necessidade de primeiros socorros. Além disso, os alunos aprendem como administrar os conflitos que surgem da relação entre cuidador e idoso. “É necessário que o cuidador perceba que ele também precisa se cuidar, porque muitas vezes eles acabam se esquecendo deles mesmos. No curso, ensinamos eles a conhecerem seus limites”, afirmou Márcia.

Participantes de todas as edições do curso, Alice Toda tem 75 anos e contou que percebeu que gostava de cuidar de idosos quando precisou dar atenção aos seus pais. “Cuidei deles e gostei muito de fazer isso. Por isso, resolvi fazer esses cursos para ajudar agora outros idosos”, revelou.

Esse curso é realizado por meio de uma iniciativa do vereador Natalini (PV).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar