Um programa de Obesidade Zero na cidade de São Paulo pode se tornar realidade com o projeto de lei aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Administração Pública. A proposta, do vereador Paulo Frange (PTB), é que a Prefeitura conduza ações de prevenção ao sobrepeso, principalmente na saúde e educação.
De acordo com o texto do PL 97/2011, o Programa Obesidade Zero agiria também no diagnóstico e tratamento da obesidade. O relator do projeto na Comissão de Administração Pública, vereador David Soares (PSD), concordou com o autor da proposta na urgência de se vencer o que ele chamou de mal silencioso. Entre as ações previstas, o parlamentar destacou a melhoria na alimentação da rede municipal de ensino como uma das mais importantes.
Não é apenas questão de divulgação, e sim de efetivamente cuidar da alimentação das crianças, ponderou David Soares.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2011, a obesidade custou ao Sistema Único de Saúde (SUS) R$ 488 milhões em todo o país. Além disso, estudos da pasta apontam que, entre 2006 e 2011, a proporção de pessoas acima do peso passou de 42,7% para 48,5%, sendo ainda maior entre a população com renda menor que três salários mínimos.
(03/04/2013 16h21)