Um projeto da Câmara dos Vereadores, que instituiu o controle populacional dos cães e gatos da cidade através de um programa público de esterilização, está sob a análise da administração João Doria (PSDB). O Projeto de Lei (439/2014), dos parlamentares Jair Tatto (PT), Zé Turin (PHS) e Rodrigo Goulart (PSD) foi aprovado em segunda votação, de forma simbólica, durante uma Sessão Plenária realizada no último dia 7 de junho.
De acordo com a proposta aprovada, o atendimento será feito em unidades móveis que irão circular bairros carentes. Também está previsto que o serviço promova a conscientização da população sobre a guarda responsável dos animais, zoonoses e saúde pública.
De acordo com a justificativa do projeto, sem ações de castração e educação “o que se constata no dia-a-dia são animais expostos a práticas cruéis como envenenamentos, atropelamentos, torturas, mutilações devido à falta de compreensão das pessoas de que os animais que se encontram abandonados são vítimas da insensibilidade humana e da falta de atenção dos órgãos públicos às suas necessárias condições de vida”.
O projeto dos três vereadores também estabelece outros serviços de atendimento veterinário. A proposta é que as unidades móveis tenham balança para pesagem dos animais e kits de emergência para reanimação cardiorrespiratória. Ainda segundo o PL, a Prefeitura deve avisar com dez dias de antecedência as regiões por onde as equipes irão passar para que a população tenha tempo de se programar.