Depois de sete meses de aprendizado e treinamento mais uma turma de alunos do projeto Restaurante Escola se formou. A cerimônia, que foi presida pelo vereador Antonio Goulart (PMDB), aconteceu nesta terça-feira (23/06) na Câmara Municipal. O Restaurante Escola, localizado na Câmara Municipal, é um programa que existe há cinco anos e meio e tem o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o ingresso no mercado de trabalho da alta gastronomia. Cada turma é composta por cinqüenta alunos que recebem uma bolsa auxílio mensal de R$ 534,75 da Secretaria Municipal do Trabalho.
Esta já é a décima primeira turma formada pelo curso. “Os alunos recebem uma ampla formação. Desde ensinamentos gastronômicos, esclarecimentos de leis de trabalho até cuidados com saúde. É uma preparação para a vida”, afirmou Teresa Suplicy de Barros Barreto, superintendente da Fundação Jovem Profissional.
O índice de 80% de empregabilidade após finalização do curso é motivo de orgulho para Antonio Augusto Telles Machado, diretor nacional do projeto Nós do Centro. “ É um projeto de sucesso devido ao alto grau de inserção que promove. Os alunos não aprendem apenas uma profissão, mas também a ser cidadãos. É um momento de expansão de horizontes, de reflexão para eles”, afirmou.
O vereador Goulart enfatizou a capacidade da cidade de São Paulo em absolver esses profissionais. “Nossa cidade tem a maior rede de restaurantes e hotéis da América do Sul. Com a formação que esses jovens tiveram fica fácil para eles encontrar bons empregos”, afirmou o vereador.
O sucesso do programa é fruto de parcerias bem-sucedidas feitas entre a Secretaria Municipal da Assistência Desenvolvimento Social ( SMADS), o Projeto Nós do Centro, a União Européia, a Fundação Jovem Profissional, a Secretaria Municipal do Trabalho, além de outros parceiros como a Câmara Municipal e Universidade Anhembi-Morumbi.
“Agora vocês têm o maior tesouro para mudar o destino – o conhecimento. Essa formatura é um ritual de passagem para uma vida melhor. Não só para vocês, mas para suas famílias e para a sociedade paulistana”, afirmou o vereador Floriano Pesaro (PSDB) em sua fala aos alunos.
Também estiveram presentes prestigiando os alunos Alda Marco Antonio, vice-prefeita e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social; Eufrosina Teresa de Oliveira, coordenadora da Proteção Básica de SMADS; Anna Maria de Andrade Orchis, presidente da Fundação Jovem Profissional; e Mauricio Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi- Morumbi.
O jovem que desejar participar da próxima turma deve se inscrever entre os dias 21 e 25 de setembro na sede da Fundação Jovem Profissional, na Avenida Nove de Julho, 398. É necessário que tenha entre 17 e 20 anos, esteja cursando ou concluído o ensino médio, more em São Paulo por pelo menos dois anos e apresente uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
|