pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Programa Restaurante Escola forma mais uma turma

23 de junho de 2009 - 09:20

Categorias

RenattodSousa
Programa Restaurante Escola forma mais uma turma
Aluna recebe diploma do curso

 

Depois de sete  meses de aprendizado e treinamento mais uma turma de alunos do projeto Restaurante Escola se formou. A cerimônia, que foi presida pelo vereador Antonio Goulart (PMDB), aconteceu nesta terça-feira (23/06) na Câmara Municipal.

O Restaurante Escola, localizado na Câmara Municipal, é um  programa que existe há cinco anos e meio e tem o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o ingresso no mercado de trabalho da alta gastronomia. Cada turma é composta por cinqüenta alunos que recebem uma bolsa auxílio mensal de R$ 534,75 da Secretaria Municipal do Trabalho.
 
Esta já é a décima primeira turma formada pelo curso. “Os alunos recebem uma ampla formação. Desde ensinamentos gastronômicos, esclarecimentos de leis de trabalho até cuidados com saúde. É uma preparação para a vida”, afirmou Teresa Suplicy de Barros Barreto, superintendente da Fundação Jovem Profissional.
 
O índice de 80% de empregabilidade após finalização do curso é motivo de orgulho para Antonio Augusto Telles Machado, diretor nacional do projeto Nós do Centro. “ É um projeto de sucesso devido ao alto grau de inserção que promove. Os alunos não aprendem apenas uma profissão, mas também a ser cidadãos. É um momento de expansão de horizontes, de reflexão para eles”, afirmou.
 
O vereador Goulart enfatizou a capacidade da cidade de São Paulo em absolver esses profissionais. “Nossa cidade tem a maior rede de restaurantes e hotéis da América do Sul. Com a formação que esses jovens tiveram fica fácil para eles encontrar bons empregos”, afirmou o vereador. 
 
O sucesso do programa é fruto de parcerias bem-sucedidas feitas entre a Secretaria Municipal da Assistência Desenvolvimento Social ( SMADS), o Projeto Nós do Centro, a União Européia, a Fundação Jovem Profissional, a Secretaria Municipal do Trabalho, além de outros parceiros como a Câmara Municipal e Universidade Anhembi-Morumbi.
 
“Agora vocês têm o maior tesouro para mudar o destino – o conhecimento. Essa formatura é um ritual de passagem para uma vida melhor. Não só para vocês, mas para suas famílias e para a sociedade paulistana”, afirmou o vereador Floriano Pesaro (PSDB) em sua fala aos alunos.
 
Também estiveram presentes prestigiando os alunos Alda Marco Antonio, vice-prefeita e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social; Eufrosina Teresa de Oliveira, coordenadora da Proteção Básica de SMADS; Anna Maria de Andrade Orchis, presidente da Fundação Jovem Profissional; e Mauricio Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi- Morumbi. 
 
O jovem que desejar participar da próxima turma deve se inscrever entre os dias 21 e 25 de setembro na sede da Fundação Jovem Profissional, na Avenida Nove de Julho, 398. É necessário que tenha entre 17 e 20 anos, esteja cursando ou concluído o ensino médio, more em São Paulo por pelo menos dois anos e apresente uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
 

Imagens para download:
RenattodSousa
Programa Restaurante Escola forma mais uma turma
RenattodSousa
Programa Restaurante Escola forma mais uma turma
RenattodSousa
Programa Restaurante Escola forma mais uma turma

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar